A Hora da Estrela
continuando...
Sim, foi este o modo como eu quis anunciar que — que
Macabéa morreu. Vencera o Príncipe das Trevas. Enfim a coroação.
Qual foi a verdade de minha Maca? Basta descobrir a verdade
que ela logo já não é mais: passou o momento. Pergunto: o que é?
Resposta: não é.
Mas que não se lamentem os mortos: eles sabem o que fazem.
Eu estive na terra dos mortos e depois do terror tão negro ressurgi em
perdão. Sou inocente! Não me consumam! Não sou vendável! Ai de
mim, todo na perdição e é como se a grande culpa fosse minha.
Quero que me lavem as mãos e os pés e depois — depois que os
untem com óleos santos de tanto perfume. Ah que vontade de alegria.
Estou agora me esforçando para rir em grande gargalhada. Mas não
sei por que não rio. A morte é um encontro consigo. Deitada, morta,
era tão grande como um cavalo morto. O melhor negócio é ainda o
seguinte: não morrer, pois morrer é insuficiente, não me completa, eu
que tanto preciso.
Macabéa me matou.
Ela estava enfim livre de si e de nós. Não vos assusteis, morrer
é um instante, passa logo, eu sei porque acabo de morrer com a
moça. Desculpai-me esta morte. É que não pude evitá-la, a gente
aceita tudo porque já beijou a parede. Mas eis que de repente sinto o
meu último esgar de revolta e uivo: o morticínio dos pombos!!! Viver é
luxo.
Pronto, passou.
Morta, os sinos badalavam mas sem que seus bronzes lhes
dessem som. Agora entendo esta história. Ela é animinência que há
nos sinos que quase-quase badalam.
A grandeza de cada um.
Silêncio.
Se um dia Deus vier à terra haverá silêncio grande.
O silêncio é tal que nem o pensamento pensa.
O final foi bastante grandiloquente para a vossa necessidade?
Morrendo ela virou ar. Ar enérgico? Não sei. Morreu em um instante.
O instante é aquele átimo de tempo em que o pneu do carro correndo
em alta velocidade toca no chão e depois não toca mais e depois toca
de novo. Etc., etc., etc. No fundo ela não passara de uma caixinha de
música meio desafinada.
Eu vos pergunto:
— Qual é o peso da luz?
E agora — agora só me resta acender um cigarro e ir para casa.
Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
Mas — mas eu também?!
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.
Sim.
fim...
"Clarice Lispector deixou vários depoimentos sobre a sua produção literária. Em alguns, parecia se defender do estranhamento que causava em leitores e críticos.
Ela tinha consciência de sua diferença. Desde pequena, ao ver recusadas as histórias que mandava para um jornal de Recife, pressentia que era porque nenhuma “contava os fatos necessários a uma história”, nenhuma relatava um acontecimento. Sabia também, já adulta, que poderia tornar mais “atraente” o seu texto se usasse, “por exemplo, algumas das coisas que emolduram uma vida ou uma coisa ou romance ou um personagem”.
Entretanto, mesmo arriscando-se ao rótulo de escritora difícil, mesmo admitindo ter um público mais reduzido, ela não conseguiria abrir mão de seu traçado: “Tem gente que cose para fora, eu coso para dentro”. Ela se afastou dos “escritores que por opção e engajamento defendem valores morais, políticos e sociais, outros cuja literatura é dirigida ou planificada a fim de exaltar valores, geralmente impostos por poderes políticos, religiosos etc., muitas vezes alheios ao escritor”, em nome de uma outra forma de questionar a realidade e nela intervir, através da literatura."
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"Clarice Lispector deixou vários depoimentos sobre a sua produção literária. Em alguns, parecia se defender do estranhamento que causava em leitores e críticos.
Ela tinha consciência de sua diferença. Desde pequena, ao ver recusadas as histórias que mandava para um jornal de Recife, pressentia que era porque nenhuma “contava os fatos necessários a uma história”, nenhuma relatava um acontecimento. Sabia também, já adulta, que poderia tornar mais “atraente” o seu texto se usasse, “por exemplo, algumas das coisas que emolduram uma vida ou uma coisa ou romance ou um personagem”.
Entretanto, mesmo arriscando-se ao rótulo de escritora difícil, mesmo admitindo ter um público mais reduzido, ela não conseguiria abrir mão de seu traçado: “Tem gente que cose para fora, eu coso para dentro”. Ela se afastou dos “escritores que por opção e engajamento defendem valores morais, políticos e sociais, outros cuja literatura é dirigida ou planificada a fim de exaltar valores, geralmente impostos por poderes políticos, religiosos etc., muitas vezes alheios ao escritor”, em nome de uma outra forma de questionar a realidade e nela intervir, através da literatura."
Clarisse Fukelman, Professora de Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
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Leia também:
A Hora da Estrela - Até tu, Brutus?!
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