terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Memórias Póstumas de Brás Cubas: O Caminho de Damasco

Machado de Assis


Memórias Póstumas de Brás Cubas









CAPÍTULO XXXV / O CAMINHO DE DAMASCO





Ora aconteceu, que, oito dias depois, como eu estivesse seguinte manhã viria para baixo. — Adeus, suspirou ela estendendo-me a mão com simplicidade; faz bem. — E como eu nada dissesse, continuou: — Faz bem em fugir ao ridículo de casar comigo. Ia dizer-lhe que não; ela retirou-se lentamente, engolindo as lágrimas. Alcancei-a a poucos passos, e jurei-lhe por todos os santos do Céu que eu era obrigado a descer, mas que não deixava de lhe querer e muito; tudo hipérboles frias, que ela escutou sem dizer nada. 

— Acredita-me? perguntei eu no fim. 

— Não, e digo-lhe que faz bem. 

Quis retê-la, mas o olhar que me lançou não foi já de súplica, senão de império. Desci da Tijuca, na manhã seguinte, um pouco amargurado, outro pouco satisfeito. Vinha dizendo a mim mesmo que era justo obedecer a meu pai, que era conveniente abraçar a carreira política... que a constituição... que a minha noiva... que o meu cavalo...





______________________



Texto-fonte: 
Obra Completa, Machado de Assis, 
Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994. 


Publicado originalmente em folhetins, a partir de março de 1880, na Revista Brasileira.


___________________________


Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo XXXVI / A Propósito de Botas


Nenhum comentário:

Postar um comentário