domingo, 4 de setembro de 2022

Boleros - Tristeza

Lindos boleros


Sax e guitarra e percussão


O gênero é identificável por alguns elementos rítmicos e novas formas de composição que surgiram na atividade musical na ilha de Cuba durante o século XIX. Embora compartilhe o nome com o bolero espanhol, que é uma dança que surgiu no século XVIII e é executada em compasso 3/4 triplo, o gênero cubano desenvolveu uma célula rítmica e melódica diferente, em 4/4.

O típico bolero cubano surgiu por volta de 1840. Admite-se que o primeiro bolero foi Tristezas, escrito pelo cubano José Pepe Sánchez em Santiago de Cuba em 1883. ​Esta peça deu origem formal ao gênero com o acompanhamento musical que é chamado de "clássico" de guitarras e percussão.

O bolero evoluiu da música de cantina e peña para a música de serenata, e seu tema romântico o tornou aceitável para todas as classes sociais. Por outro lado, o surgimento de novas tecnologias como rádio e gravações provocaram uma maior difusão desse gênero.

Isso é o que encontramos na Wikipedia, mas o que temos no coração ao escutar um bolero?



TRISTEZAS 
(Bolero - Pepe Sanchez) -1885





Tristeza

"Tristeza me dan tus penas mujer
profundo dolor, no dudes de mí
no hay pena de amor que entrever
cuanto sufro y padezco por ti.
La suerte es adversa conmigo
no deja ensanchar mi pasión
un beso me diste un día
lo guardo en el corazón".










Foi no ano de 1883 (Noesis- Tristeza: el primer bolero de la historia) que a música cubana experimentou uma revolução total. Com influências ocidentais originárias da Europa e misturadas com ritmos africanos, originou-se a chamada canção crioula; Isso, junto com o boom que a trova mantinha na época, deu origem a um gênero que prevalece até hoje: o bolero latino-americano.

José Sánchez foi um músico cubano nascido em 19 de março de 1856, que imediatamente e em tenra idade se destacou por sua maestria no violão, apesar de nunca ter tido nenhuma instrução musical. Até ensinou aquele instrumento, graças à maestria com que o interpretava; e é que além de tocar e compor trova, Sánchez cantava, sua voz era característica porque, em uma corda de barítono, interpretava grandes melodias.

Ao longo do tempo foi considerado o "pai da canção trovadoresca", porém, a história o identifica mais como o criador do bolero latino-americano, como tal, Sánchez criaria um gênero que quebraria paradigmas no México e em toda a América Latina, impactando inclusive o mercado dos EUA. Muitas coisas foram ditas sobre Pepe, porém, a mais repetitiva foi que seu senso musical era intuitivo, ou seja, o que ele fazia, compunha, cantava e tocava, era produto de seu simples pensamento e sentido.

Pepe realmente recebeu treinamento em alfaiataria, para o qual ele também foi um grande intérprete.

Foi já na reta final do século 19 que o gênero trova ganhou fama e impulso na ilha, porém, a chegada de ritmos e gêneros mais europeus e africanos foi se misturando com a cultura local, isso foi chamado de neo-romantismo. gente. Deste movimento originou-se a tradicional trova cubana cuja principal característica eram suas letras.

Nesta altura, Pepe, como outros músicos ou compositores, não via maior profissionalismo na sua atividade artística. Terminado o seu trabalho de alfaiate, reuniu-se com colegas cujo gosto musical combinava e, em seguida, organizaram reuniões que foram chamadas de clubes. Consistia em vários cantores e intérpretes que se juntavam à sequência musical sob o acompanhamento da guitarra, dando-lhe contribuições pessoais, ou seja, algo equivalente ao que hoje se chama Jam.

Por seu talento, exercício e vocação, Pepe Sánchez foi, por sua vez, professor de importantes figuras da atividade musical cubana, especialmente Sindo Garay, que conheceu ainda criança e colocou em suas mãos seu primeiro violão e promotor de toda arte musical evento que ofereceu na cidade de Santiago, foi também amigo patriota de muitos mambises e de Guillermón Moncada, para quem compôs um bolero.

Foi diretor e fundador do famoso Quinteto de Trovadores de Santiagueros, formado por Pepe Figarola (voz principal), Bernabé Ferrer e Luis Felipe Portés (segundas vozes), Emiliano Blez (guitarrista acompanhante) e Pepe Sánchez (guitarra principal).



Podemos escolher muitos ou apenas um...


Besame Mucho 
Cesaria Evora





Sax Tenor




Sindo Garay: 
El trovador más viejo del mundo





Sindo Garay: 
La guitarra sin envejecer




Nenhum comentário:

Postar um comentário