sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 04

Florbela Espanca



04 - A Mensageira das Violetas





NOITE TRÁGICA


O pavor e a angústia andam dançando... 
Um sino grita endechas de poentes... 
Na meia-noite d´hoje, soluçando, 
Que presságios sinistros e dolentes!... 

Tenho medo da noite!... Padre nosso 
Que estais no céu... O que minh´alma teme! 
Tenho medo da noite!... Que alvoroço 
Anda nesta alma enquanto o sino geme! 

Jesus! Jesus, que noite imensa e triste! 
A quanta dor a nossa dor resiste 
Em noite assim que a própria dor parece... 

Ó noite imensa, ó noite do Calvário, 
Leva contigo envolto no sudário 
Da tua dor a dor que me não ´squece!



ERRANTE 


Meu coração da cor dos rubros vinhos 
Rasga a mortalha do meu peito brando 
E vai fugindo, e tonto vai andando 
A perder-se nas brumas dos caminhos. 

Meu coração o místico profeta, 
O paladino audaz da desventura, 
Que sonha ser um santo e um poeta, 
Vai procurar o Paço da Ventura... 

Meu coração não chega lá decerto... 
Não conhece o caminho nem o trilho, 
Nem há memória desse sítio incerto... 

Eu tecerei uns sonhos irreais... 
Como essa mãe que viu partir o filho, 
Como esse filho que não voltou mais! 


  
CEGUEIRA BENDITA


Ando perdida nestes sonhos verdes 
De ter nascido e não saber quem sou, 
Ando ceguinha a tatear paredes 
E nem ao menos sei quem me cegou! 

Não vejo nada, tudo é morto e vago... 
E a minha alma cega, ao abandono 
Faz-me lembrar o nenúfar dum lago 
´Stendendo as asas brancas cor do sonho... 

Ter dentro d´alma na luz de todo o mundo 
E não ver nada nesse mar sem fundo, 
Poetas meus irmãos, que triste sorte!... 

E chamam-nos a nós Iluminados! 
Pobres cegos sem culpas, sem pecados, 
A sofrer pelos outros té à morte!   



________________________


A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca

Fonte: ESPANCA, Florbela. A mensageira das violetas: antologia. Seleção e edição de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 1999. (Pocket). 

Texto proveniente de: 
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais. 

Texto-base digitalizado por: 
Luciana Peixoto Silva – Divinópolis/MG
_______________________

Leia também:



Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário