segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Dom Casmurro: Ao Portão

Machado de Assis

Dom Casmurro




CAPÍTULO XXVII
AO PORTÃO



No portão do Passeio, um mendigo estendeu-nos a mão. José Dias passou adiante, mas eu pensei em Capitu e no seminário, tirei dois vinténs do bolso e dei-os ao mendigo. Este beijou a moeda; eu pedi-lhe que rogasse a Deus por mim, a fim de que eu pudesse satisfazer todos os meus desejos. 

— Sim, meu devoto! 

— Chamo-me Bento, acrescentei para esclarecê-lo.





__________________________

Texto de referência:

Obras Completas de Machado de Assis, vol. I,
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.

Publicado originalmente pela Editora Garnier, Rio de Janeiro, 1899.

_____________________

Leia também:

Dom Casmurro: Capítulo XXVI / As Leis São Belas

Dom Casmurro: Capítulo XXVIII / Na Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário