sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Los Poetas del Amor... Nicolás Guillén (Cuba)

 Los Poetas del Amor (73)




O preto canta e se ajusta,
o preto se ajusta e canta,
o preto canta e se vai.

A tarde pedindo amor.
Ar frio, céu cinza.
Sol morto.
A tarde pedindo amor.

Esta mulher angelical com olhos do norte,
que vive atenta ao ritmo de seu sangue europeu,
ignora que nas profundezas desse ritmo ela atinge
um homem negro com uma mancha dura de tambores roucos.

Não sinto pena dos burgueses vencidos.
E quando penso que vão me dar dor,
Eu cerro os dentes e fecho os olhos com força.

Eu penso nos meus longos dias sem sapatos ou rosas
Eu penso em meus longos dias sem chapéu ou nuvens,
Eu penso nos meus longos dias sem camisa ou sonhos
Eu penso em meus longos dias com minha pele proibida,
Eu penso sobre meus longos dias







CANTO NEGRO


¡Yambambó, yambambé!
Repica el congo solongo,
repica el negro bien negro;
congo solongo del Songo
baila yambó sobre un pie.

Mamatomba,
serembe cuserembá.

El negro canta y se ajuma,
el negro se ajuma y canta,
el negro canta y se va.
Acuememe serembó,

yambó,
aé.

Tamba, tamba, tamba, tamba,
tamba del negro que tumba;
tumba del negro, caramba,
caramba, que el negro tumba:
¡yamba, yambó, yambambé!






LA TARDE PIDIENDO AMOR


La tarde pidiendo amor.
Aire frío, cielo gris.
Muerto sol.
La tarde pidiendo amor.

Pienso en sus ojos cerrados,
la tarde pidiendo amor,
y en sus rodillas sin sangre,
la tarde pidiendo amor,
y en sus manos de uñas verdes,
y en su frente sin color,
y en su garganta sellada. . .
La tarde pidiendo amor,
la tarde pidiendo amor,
la tarde pidiendo amor.

No.
No, que me sigue los pasos,
no;
que me habló, que me saluda,
no;
que miro pasar su entierro,
no;
que me sonríe, tendida,
tendida, suave y tendida,
sobre la tierra, tendida,
muerta de una vez, tendida. . .
No.






EL ABUELO


Esta mujer angélica de ojos septentrionales,
que vive atenta al ritmo de su sangre europea,
ignora que en lo hondo de ese ritmo golpea
un negro el parche duro de roncos atabales.

Bajo la línea escueta de su nariz aguda,
la boca, en fino trazo, traza una raya breve;
y no hay cuervo que manche la geografía de nieve
de su carne, que fulge temblorosa y desnuda.

¡Ah, mi señora! Mírate las venas misteriosas;
boga en el agua viva que allí dentro te fluye;
y ve pasando lirios, nelumbos, lotos, rosas;

que ya verás, inquieto, junto a la fresca orilla,
la dulce sombra oscura del abuelo que huye:
el que rizó por siempre tu cabeza amarilla.





BURGUESES






No me dan pena los burgueses vencidos.
Y cuando pienso que van a dar me pena,
aprieto bien los dientes, y cierro bien los ojos.

Pienso en mis largos días sin zapatos ni rosas,
pienso en mis largos días sin sombrero ni nubes,
pienso en mis largos días sin camisa ni sueños,
pienso en mis largos días con mi piel prohibida,
pienso en mis largos días Y

No pase, por favor, esto es un club.
La nómina está llena.
No hay pieza en el hotel.
El señor ha salido.

Se busca una muchacha.
Fraude en las elecciones.
Gran baile para ciegos.

Cayó el premio mayor en Santa Clara.
Tómbola para huérfanos.
El caballero está en París.
La señora marquesa no recibe.
En fin Y

Que todo lo recuerdo y como todo lo recuerdo,
¿qué carajo me pide usted que haga?
Además, pregúnteles,
estoy seguro de que también
recuerdan ellos.








_______________

Nicolás Guillén - Poeta cubano que é considerado um verdadeiro representante da poesia negra de seu país.
Ele trabalhou como impressor antes de se voltar para o jornalismo e se tornar conhecido como escritor. Desde a juventude participou intensamente da vida cultural e política cubana, que lhe custou o exílio em várias ocasiões. Ingressou no Partido Comunista em 1937 e, após o triunfo da Revolução Cubana em 1959, ocupou cargos e importantes missões diplomáticas.
Iniciou sua produção literária no campo do pós-modernismo e consolidou-se no das experiências de vanguarda dos anos 1920, contexto em que logo se tornou o mais destacado representante da poesia negra ou afro-caribenha. Sem abrir mão de outras possibilidades, em Motivos de son (1930), Sóngoro cosongo. Poemas mulatos (1931), West Indies Ltd. (1934) e poemas espalhados em livros posteriores, utilizou todos os recursos característicos daquela poesia com a vontade de alcançar uma expressão autêntica de uma cultura mulata, a de um país mulato como ele, e manifestou uma preocupação social que se acentuou ao longo dos anos.
Das Índias Ocidentais Ltda., Ele rapidamente evoluiu para essas preocupações políticas e sociais: em Songs for Soldiers and Sones for Tourists (1937), El son entero (1947) e La paloma de volar popular (1958), ele mostrou seu compromisso com a pátria cubana. e americana, com seus irmãos raciais e com todos os deserdados do mundo, enquanto na Espanha. Poema em Quatro Angústias e Uma Esperança (1937) acusou o impacto da Guerra Civil Espanhola e o assassinato de Federico García Lorca. Crítico da injustiça e do imperialismo, isso não o impediu de ser afetado pelas preocupações neo-românticas e metafísicas que também dominavam a literatura da época, já que o amor e a morte também são temas fundamentais em sua poesia. Com Tengo (1964), expressou sua alegria pela Cuba revolucionária e Poemas de amor (1964), El gran zoo (1967), La rueda dentada (1972), El diario que a diario (1972) e Por el mar de las Antillas um barco de papel está andando. Poemas para crianças e adultos (1977) demonstrariam sua capacidade de combinar diversas preocupações e encontrar formas de expressão sempre renovadas. Em Prosa de prisa (1975-1976) foram reunidos seus trabalhos jornalísticos.
Fonte: (Faculdade de Ciências Sociais, Universidade do Chile)


Nenhum comentário:

Postar um comentário