sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Charlie Parker - Bird

Charlie Parker & Dizzy Gillespie 

"Hot House" at DuMont Television, 
February 24, 1952 

Transmitido no Earl Wilson Show 'Stage Entrance' em 24 de fevereiro (ou 25?), De 1952.

Charlie Parker toca com Dizzy Gillespie na única filmagem que captura o “pássaro” em uma verdadeira performance ao vivo (artigo de Mike Springer)

Aqui está uma transmissão de TV histórica dos fundadores do bebop, Charlie Parker e Dizzy Gillespie, tocando juntos em 1952. É um dos dois únicos filmes sonoros conhecidos de Parker tocando - e o único dele tocando ao vivo, em vez de sincronizar com um pré-gravado acompanhar.

A performance é de uma transmissão de 24 de fevereiro de 1952 na pioneira DuMont Television Network. O segmento começa com uma breve cerimônia em que Parker e Gillespie recebem prêmios da revista Down Beat (Earl Wilson e Leonard Feather). Segue uma performance do padrão bebop “Hot House”, composta por Tad Dameron em torno da estrutura harmônica de “What Is This Thing Called Love?”, de Cole Porter.

O quinteto inclui Parker no saxofone alto, Gillespie no trompete, Sandy Block no baixo, Charlie Smith na bateria e Dick Hyman no piano.

Foi Hyman, que tocou com Parker e tinha seu próprio show noturno na rede DuMont, quem ajudou a organizar a apresentação. Em uma entrevista de 2010 para a JazzWax, Hyman falou sobre como foi tocar no show com Parker e Gillespie. “Foi junto”, disse ele. “Esses caras tocaram com muita diversão e sentimento. É uma performance incrível, considerando que foi um show pop com apenas duas câmeras.”






Bloomdido (Master Take)
Charlie Parker · Dizzy Gillespie




Producer: Norman Granz
Alto Saxophone: Charlie Parker
Trumpet: Dizzy Gillespie
Piano: Thelonious Monk
Double Bass: Curly Russell
Drums: Buddy Rich


Charlie Parker 
- Celebrity (& Buddy Rich). [Live 1950]





Charlie Parker and Coleman Hawkins 
1950




Charles Parker Jr. (Kansas City, 29 de agosto de 1920 — Nova Iorque, 12 de março de 1955) foi um saxofonista americano de jazz e compositor. No início da sua carreira, Parker foi apelidado de Yardbird; esse apelido mais tarde foi encurtado para Bird e permaneceu como o apelido de Parker para o resto da sua vida.

Com absoluto domínio técnico de seu instrumento, Parker era um virtuose consumado, que conseguia combinar a mais complexa organização harmônica, rítmica e melódica com uma clareza muito rara de encontrar em instrumentistas anteriores ou posteriores à sua atuação.

Para Parker, improvisar não era simplesmente tomar uma melodia original e construir variações sobre ela. Quando o saxofonista pegava um tema qualquer como base para criar, o que o interessava não era a melodia, e sim a harmonia. Era o esqueleto harmônico do tema original que ele utilizava como ponto de partida e estímulo para suas digressões, nas quais uma mescla cativante de garra e fantasia constituía a regra.

Foi assim que, no pós-guerra, ao lado do trompetista Dizzy Gillespie, Parker tornou-se um dos fundadores do bebop, o novo estilo sofisticado com o qual o jazz se tornaria definitivamente música "para ouvir", substituindo a música "para dançar" que havia sido a marca do swing jazz das big bands dos anos 1930 e 1940.


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