quinta-feira, 28 de setembro de 2023

'Pennies from Heaven' 1950

Lester Young



'Pennies from Heaven' 1950



Uma rara apresentação de Lester Young de "Mean To Me" em "Art Ford's Jazz Party", 25 de setembro de 1958. Transmitida pela Danmarks Radio.


Lester Young 
- Mean To Me (1958)




Count Basie e Lester Young
"Jumpin' at the Woodside" (1938) 



Gravação Decca de 1938 de Count Basie de "Jumpin' at the Woodside", com solos de Basie, piano; Earle Warren, saxofone alto; Buck Clayton, trompete; Lester Young, sax tenor; e Herschel Evans, clarinete.


Lester Young with the Oscar Peterson Trio 
- Full Album





“The Sound Of Jazz” 12/8/1957 


Papa Jo Jones, 
Osie Johnson, 
Billie Holiday, 
Count Basie, 
Lester Young

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Lester Willis Young (Woodville, Mississippi, 27 de agosto de 1909 - Nova Iorque, 15 de março de 1959) foi um saxofonista-tenor norte-americano.

Lester, cuja alcunha era "Prez", cresceu numa família família de músicos de relevo. O seu irmão, Lee Young foi um baterista notável e vários dos outros membros da família eram músicos profissionais. A família mudou-se para Nova Orleães, Luisiana, quando Lester era ainda uma criança. O pai ensinou-lhe a tocar trompete, violino e bateria além de saxofone. Saiu da banda familiar em 1927 porque se recusou a ir em tournée pelo Sul dos Estados Unidos, onde as leis de Jim Crow estavam em vigor.

Tornou-se proeminente nos anos 30, tocando num estilo relaxado que contrastava vivamente com a abordagem agressiva de Coleman Hawkins, o saxofonista-tenor mais importante da época. Com efeito, quando Young saiu da banda de Count Basie para substituir Hawkins na banda de Fletcher Henderson, o seu estilo aborreceu tanto os fãs de Henderson que rapidamente saiu para ir tocar com Andy Kirk. Mais tarde regressou à banda de Basie.

Visto que o jazz já tinha um "rei do swing" com Benny Goodman, um "duque" com Duke Ellington, e um "conde" com Count Basie, Lester Young ficou conhecido como Pres (diminutivo de "presidente"), nome que lhe foi dado por Billie Holiday. Ele devolveu o favor chamando à cantora "Lady Day".

Young virou-se para o bebop nos anos 40. No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial começou a sofrer de problemas mentais e alcoolismo, em geral atribuídos a maus-tratos racistas que teria recebido durante a guerra no exército americano, onde era frequente não ser autorizado a tocar o seu saxofone. Apesar disso, manteve uma grande qualidade na interpretação. É geralmente considerado um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos.

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