domingo, 13 de janeiro de 2019

Memórias Póstumas de Brás Cubas: O travesseiro

Machado de Assis





CAPÍTULO LXII / O travesseiro





Fui ter com Virgília; bem depressa esqueci o Quincas Borba. Virgília era o travesseiro do meu espírito, um travesseiro mole, tépido, aromático, enfronhado em cambraia e bruxelas. Era ali que ele costumava repousar de todas as sensações más, simplesmente enfadonhas, ou até dolorosas. E, bem pesadas as coisas, não era outra a razão da existência de Virgília; não podia ser. Cinco minutos bastaram para olvidar inteiramente o Quincas Borba; cinco minutos de uma contemplação mútua, com as mãos presas umas nas outras; cinco minutos e um beijo. E lá se foi a lembrança do Quincas Borba... Escrófula da vida, andrajo do passado, que me importa que exista, que molestes os olhos dos outros, se eu tenho dois palmos de um travesseiro divino, para fechar os olhos e dormir?






______________________

Texto-fonte:

Obra Completa, Machado de Assis,
Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.

Publicado originalmente em folhetins, a partir de março de 1880, na Revista Brasileira.


___________________________

Leia também:

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LVII / Destino

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LVIII / Confidência

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LIX / Um encontro

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LX / O abraço

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo: LXI / Um Projeto

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo: LXIII / Fujamos!

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Prólogo e AO LEITOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário