quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Flamenco... de Carmen Amaya a Irene Olvera (niña 11 años)

Tablao Cardamomo 

Irene Olvera y Juan Andrés Maya •Becas Cardamomo
Flamenco Madrid




Tablao Cardamomo empreendeu um projeto altruísta em maio de 2019 para comemorar 25 anos dedicados ao flamenco: LAS BECAS CARDAMOMO.

Uma iniciativa que tem como objetivo treinar as jovens promessas do flamenco. As bolsas são destinadas a crianças entre 2 e 16 anos que desenvolvem alguma habilidade artística (canto, dança, violão e / ou percussão).

As crianças participantes recebem uma compensação não econômica para melhorar seu aprendizado e evolução no Flamenco: masterclass ministradas por profissionais, instrumentos, roupas ... Além da oportunidade de participar do show de Cardamomo tablao Flamenco, vestido por grandes artistas. O que permite que eles "tomem tabelas" e se familiarizem com o cenário.

A protagonista é Irene Olvera, uma menina de apenas 11 anos que parece ter sido abençoada pelo elfo flamenco. Todos nós ficamos surpresos com uma Zambra e alguns tangos ... Incríveis!

No violão: David Jiménez e Juan Jiménez. Ao cantar: Laura Abadía, El Cancu e El Bolita. Para percussão: Felipe Maya. No baile: Juan Andrés Maya, Paula Rodríguez e Irene Olvera.

No próximo dia 16 de novembro, às 12h A Cardamomo abre suas portas para mostrar o talento e a evolução das crianças que participam das BOLSAS LAS CARDAMOMO.

Queremos quebrar a exclusão que o flamenco sofre em comparação com outras disciplinas artísticas. Ensine aos jovens que o flamenco é um trabalho tão digno quanto qualquer outro, que exige dedicação e esforço. E que esse treinamento deve ser um complemento ao treinamento acadêmico em suas faculdades e institutos. Sendo um requisito fundamental que os participantes da BOLSA CARDAMOMO obtenham boas notas ao final do curso.

Existem muitos flamingos de renome que apoiam o projeto: Juan Andrés Maya, Antonio Canales, Raimundo Amador, Jorge Pardo, Soleá Morente, Rafael Amargo ...

A Cardamomo Tablao Flamenco é o centro nervoso do Flamenco em Madri e, além de oferecer shows de qualidade todos os dias, com dez artistas de renome no palco, é um ponto de encontro e uma sala de ensaios para os amantes do flamenco. Nós cuidamos desta arte como ela merece.

Vinte e cinco anos trabalhando para e para o flamenco. 25º aniversário do Cardamomo Tablao Flamenco! E Criação de BOLSAS DE CARDAMOMO.









Farru e Irene durante una clase






A 1ª Embaixadora Internacional do Flamenco

Carmen Amaya y su troupe por Bulerias - 1961




Muito se falou sobre Carmen Amaya.

Vou lhe dizer minha opinião, mais de 45 anos se passaram e não há bailaor ou bailaora, guitarrista ou palmero, que hoje faz algumas bulerias nessa velocidade e com essa precisão, com a fúria contida, como um vulcão que explode e depois retorna ao centro da terra e dorme.

Naqueles tempos, acho que atingiram os mais altos níveis de pureza artística, musicalidade, velocidade, autoconfiança, técnica, naturalidade, emocionalidade. Um flamenco praticamente insuperável Viva a Carmen Amaya !!!

Uma curiosidade: foi o grande dançarino Vicente Escudero (referência a Israel Galván, Joaquin Cortés ou Javier Barón) que recomendou o pai de Carmen Amaya (quando ela era muito jovem) a não indicá-la para nenhuma academia, porque sua dança espontânea surgiu por sua própria natureza e muito pessoal, não era bom modificá-la, nem alterá-la, nem transformá-la em uma academia.

Vicente Escudero (dançarino, dançarino, coreógrafo, cantor, pintor e escritor), Fred Astaire (dançarino e ator), Marlon Brando (ator), Charles Chaplin (diretor de cinema, ator, roteirista, músico e compositor), Greta Garbo (atriz ), Orson Welles (ator, diretor, roteirista e produtor), ou Toscanini (maestro), viu sua dança e deixou escrita, para a posteridade, suas opiniões apaixonadas por esse artista incomensurável.








Nenhum comentário:

Postar um comentário