quarta-feira, 27 de novembro de 2019

tempo é história: Calçacurta: 2A - o dever do ofício

CalçaCurta

novela


o dever do ofício
2A - 4ª ed

baitasar



eu mesmo não desisti por dever do ofício, uma obrigação infinita: obedecer, repetir, obedecer e repetir, repetir obedecer, O Senhor pensou que me conhecia, aposto que ficou surpreso com o meu exemplo de dedicação. A vida já sucedeu a sua morte, ela não espera é uma repetição infinita, mas eu estou aqui. É meu dever de ofício...

Os meus colegas esperam que abandone o seu posto.

Também não me conhecem. Acham que são as ordens que me seguram aqui – eu sei bem porque continuo. Não vou desertar.

a memória nos diz para onde temos que ir, sem as lembranças não existe o renascimento, a imortalidade é a eterna dependência da memória, la vida no tiene principio ni fin

a farda é a vida que me julga melhor, sempre recebi a missão do meu tamanho, não me deixo perturbar pelas emoções, a cabeça sempre fria, não me dou ao luxo de ser una persona imprudente, Mas o senhor foi apoiado pelos gringos, né

Isso é uma pergunta ou uma delação?

o embalsamado dentro daquele terno de gravata pareceu estar remexido e impaciente com mais uma guerra fria, por dentro ele sabia que tudo não passava de extorsión y amenazas

tratei logo de acalmar o defunto, Nem uma coisa nem outra...

Como assim, Xupa-racha?

Era tudo favorável...

O quê?

Os gringos e os latifundiários...

E desde quando o raso entende de política e golpes?

vi que essa não era a melhor lábia para acalmar o defunto, ficou todo agitado, Calma, Senhor. Todos sabem que ninguém mais que o Calçacurta deseja um clima permanente de compreensão, entendimento, respeito e disciplina, parei minha respiração ofegante, aquilo tudo era muito frustante, eu continuava com medo do muerto, retomei sestroso minha retórica, en la milicia a disciplina não se constrói sem respeito e medo, do mesmo jeito que na escola, a dependência reforça e determina a hierarquia

não sei o que seria de mim longe desses alojamentos, aprendi a ser homem dentro destas paredes: lavar, passar, cozinhar, e limpar os banheiros é código de comportamento que carrego para o resto da vida

a disciplina e o respeito dos companheiros é tudo na história de um homem, somos uma associação para proteger, tenho muito orgulho desta missão: lutar, defender e obedecer, Todos juramentados uns com os outros. Morir se preciso for!

hoje, por obligación de mi cargo, sou o guardião das suas despedidas, a última missão e que também não se termina de maneira trágica

no siento alegría ni tristeza 

espero o passamento destas últimas horas como sempre esperei o seu retorno das missões de reconhecimento e controle: lendo gibi e mascando chicle no carro, nunca consegui mascar tabaco, também nunca me envolvi nos seus segredos, fue solo el conductor

não tinha maiores desesperos para continuar vivendo, a vida me parecia ser muito longa, deixei para o senhor as tramas, os traumas e a insônia, afinal de contas, todo comandante deve assumir as lesões e a dor moral daqueles que torturam e matam sob às suas ordens, mesmo que por descuido, vaidade, loucura ou maldade

o senhor não foi vencido por nenhuma reação revolucionária, foram todos esmagados e o calçacurta cumpriu o seu tempo dia e noite – a sua preferência era pela escuridão – bem disposto, produtivo e satisfeito, sem rancor, profissional da tortura, todo esse esforço para manter nossos caminhos livres dos comunistas, único caminho justo que tem direito esse povo generoso, alegre e bonzinho

a fama do homem o precede: insubordinado no limite, carismático, personalista, demagogo, autoritário, pitoresco e muito humano com os amigos: los buenos de la historia

e os mocinhos confiavam que o comissário delegatório dos interrogatórios assuma o comando daquela merda toda, Dar porrada e fazer cantar...

duelamos contra as forças do mal até morrerem – seja lá o que for isso – em nome de um deus guerreiro, Sim, Senhor! Graças à Deus! Entendido, Senhor!

as estrelas lhe dão o caráter divino da infabilidade no momento da crise, Se for do vosso interesse colaboro com vigor e submissão com a ruptura do processo democrático... a pedra basilar é a disciplina sob as insígnias – obediência cega, lembra? –, os distintivos e tatuagens que anunciam a hierarquia dos cavaleiros da terrinha, sempre gostei de acreditar no Senhor, matar pode dar certo, Xupa-racha! A merda é a papelada. Saiu daqui para lá, voltou ou não voltou. E ficou desaparecido. Hoje, é difícil encontrar quem obedeça às ordens que não são por escrito, Senhor, quem tem cú tem medo, Bobagem, Xupa-racha, O Senhor acha que... 

Xupa-racha, quando foi preciso fazer, fizemos em profundidade. Foi preciso muito dinheiro para solapar o populismo social e institucional, mas fizemos, E o dinheiro veio de onde, Senhor?

quando me sonhava era um desses cavalheiros de modo gentil e suave, pronto para salvar as donzelas em perigo – precisei acreditar que as comunistinhas não eram donzelas nem fadas, mas bruxas que mereciam ser arrombadas e fatiadas, Ainda tem pesadelos carregando a espada selvagem lendária? 

É preciso desiludir-se desde o início, Xupa-racha! Nossos laços se estreitam em muitas vias com a metrópole. É isso, simples assim, precisamos seguir o modelo de desenvolvimento da Metrópole, O Senhor tem certeza?

Xupa-racha, dentro deste quadro e da nossa própria realidade continuemos copiando a Metrópole para produzirmos a nossa história.

Entendi, Senhor! Precisamos escolher se iremos servir aos comunistas parasitas ou aos capitalistas escravagistas.

Já foi tudo escolhido, Xupa-racha! Não tem mais discussão. Não é preciso nenhuma explicação, estamos ligados à Metrópole por laços de interesse estreitos. Não vamos trocar whisky por vodka.

cavalarianos dignos de comandar e inspirar seus homens a morrerem por qualquer causa ou coisa

infalíveis

semideuses

príncipes

maquiavélicos

membros da ordenação nobre que procuram aventuras justas e se colocam no poder, Xupa-racha! O homem não é moral o tempo todo, é tudo questão de vizinhança. Você é muito simplório, e como todo pacóvio não é esperto, deixa para os outros a oportunidade, falta aos simplórios o sentimento forte do desafio a si mesmos. Veja se entende: a Metrópole nos colocou no poder para mandar na política e na economia, tudo de acordo com os seus interesses. Tirando do caminho o pesadelo comunista! É uma aliança da Família com Deus pela Liberdade! E claro, a nossa participação com a pólvora. Entendeu?

Sim, Senhor! O dever do ofício...




_________________________

Leia também:

tempo e história: Calçacurta: 1A - o cadáver

Nenhum comentário:

Postar um comentário