sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Solos de guitarra inesquecíveis - CREAM Crossroads

Cream - Crossroads 





Eu desci a encruzilhada, caí de joelhos
Eu desci a encruzilhada, caí de joelhos
Pedi ao Senhor por misericórdia: Salve-me se quiser






Crossroads 1968






Crossroads


I went down to the crossroads, fell down on my knees
I went down to the crossroads, fell down on my knees
Asked the Lord above for mercy: Save me if you please


I went down to the crossroads, tried to flag a ride
I went down to the crossroads, tried to flag a ride
Nobody seemed to know me, everybody passed me by


I'm going down to Rosedale, take my rider by my side
I'm going down to Rosedale, take my rider by my side
You can still barrelhouse, baby, on the riverside


You can run, you can run, tell my friend-boy Willie Brown
You can run, you can run, tell my friend-boy Willie Brown
And I'm standing at the crossroads, believe I'm sinking down



Composição: Robert Johnson





Integrantes da banda

Eric Clapton (30 de março de 1945 –) - guitarra
Jack Bruce (14 de maio de 1943 – 25 de outubro de 2014) - baixo e vocal
Ginger Baker (19 de agosto de 1939 – 06 de outubro de 2019) - bateria e voz



O fim da banda

Desde a sua criação, o Cream enfrentava alguns problemas fundamentais que depois se tornariam capitais para a sua dissolução, em novembro de 1968. A rivalidade entre Bruce e Baker criava tensões na banda. Clapton também sentia que os membros da banda não deveriam ouvir muito os outros. Clapton certa vez contou uma história que quando o Cream estava tocando em um concerto, ele parou de tocar e nem Baker nem Bruce perceberam! Clapton também comentou que as últimas apresentações do Cream consistiam principalmente em seus membros se exibirem. A banda decidiu que se desfaria em maio de 1968, durante uma turnê nos Estados Unidos. Mais tarde, em julho, foi feito um anúncio oficial de que a banda acabaria depois de uma derradeira turnê nos Estados Unidos e depois de fazer dois concertos em Londres. O Cream encerrou sua turnê nos Estados Unidos em 4 de novembro, tocando em Rhode Island e se apresentou pela última vez no Reino Unido em 25 e 26 de novembro.









Encruzilhada


Eu desci a encruzilhada, caí de joelhos
Eu desci a encruzilhada, caí de joelhos
Pedi ao Senhor por misericórdia: Salve-me se quiser


Eu desci a encruzilhada, tentei fazer uma manobra
Eu desci a encruzilhada, tentei fazer uma manobra
Ninguém parecia me conhecer, todo mundo passou por mim


Estou indo para Rosedale, levo meu transporte ao meu lado
Estou indo para Rosedale, levo meu transporte ao meu lado
Você ainda pode descer o nível, querida, na margem do rio


Você pode correr, correr, diga a meu amigo Willie Brown
Você pode correr, correr, diga a meu amigo Willie Brown
E eu estou parado no cruzamento, acredite eu estou caindo



____________________________



" Cross Road Blues " (também conhecido como " Crossroads ") é uma música de blues escrita e gravada pelo artista americano de blues Robert Johnson em 1936. Johnson a tocou como uma peça solo com sua guitarra vocal e acústica no estilo Delta blues . A música tornou-se parte da mitologia de Robert Johnson como referindo-se ao lugar onde ele supostamente vendeu sua alma ao Diabo em troca de seus talentos musicais, embora a letra não contenha referências específicas.

O Bluesman Elmore James reviveu a música com gravações em 1954 e 1960-1961. O guitarrista inglês Eric Clapton, com Cream, popularizou a música como "Crossroads" no final dos anos 1960. A interpretação do blues rock inspirou muitas versões cover e o Hall da Fama do Rock and Roll o incluiu como uma das "500 músicas que deram forma ao rock and roll". A Rolling Stone o colocou no número três da lista das "Maiores Canções de Guitarra de Todos os Tempos" da revista, em reconhecimento ao trabalho de Clapton na guitarra.


_________________________




Robert Johnson - "Crossroads Blues"







Robert Johnson - As gravações completas
- Evergreen clássico essencial






00:00:00 - Robert Johnson - Kindhearted Woman Blues
00:02:52 - Robert Johnson - I Believe I'll Dust My Broom
00:05:51 - Robert Johnson - Sweet Home Chicago
00:08:50 - Robert Johnson - Rambling On My Mind
00:11:42 - Robert Johnson - When You Got A Good Friend
00:14:20 - Robert Johnson - Come On In My Kitchen
00:17:11 - Robert Johnson - Terraplane Blues
00:20:12 - Robert Johnson - Phonograph Blues
00:22:51 - Robert Johnson - 32-20 Blues
00:25:41 - Robert Johnson - They're Red Hot
00:28:39 - Robert Johnson - Dead Shrimp Blues
00:31:10 - Robert Johnson - Cross Road Blues
00:33:50 - Robert Johnson - Walking Blues
00:36:20 - Robert Johnson - Last Fair Deal Gone Down
00:38:59 - Robert Johnson - Preaching Blues (Up Jumped The Devil)
00:41:50 - Robert Johnson - If I Had Possession Over Judgement Day
00:44:26 - Robert Johnson - Stones in My Passway
00:46:54 - Robert Johnson - I'm A Steady Rollin' Man
00:49:31 - Robert Johnson - From Four Till Late
00:51:55 - Robert Johnson - Hellhound On My Trail
00:54:32 - Robert Johnson - Little Queen Of Spades
00:56:45 - Robert Johnson - Malted Milk
00:59:07 - Robert Johnson - Drunken Hearted Man
01:01:35 - Robert Johnson - Me and The Devil Blues
01:04:09 - Robert Johnson - Stop Breakin' Down Blues
01:06:27 - Robert Johnson - Traveling Riverside Blues
01:09:12 - Robert Johnson - Honeymoon Blues



Nenhum comentário:

Postar um comentário