terça-feira, 8 de novembro de 2016

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 09

Florbela Espanca



09 - A Mensageira das Violetas





NOITE DE SAUDADE



A noite vem pousando devagar 
Sobre a terra que inunda de amargura... 
E nem sequer a bênção do luar 
A quis tornar divinamente pura... 

Ninguém vem atrás dela a acompanhar 
A sua dor que é cheia de tortura... 
E eu ouço a noite a soluçar! 
E eu ouço soluçar a noite escura! 

Por que é assim tão ´scura, assim tão triste?! 
É que, talvez, ó noite, em ti existe 
Uma saudade igual à que eu contenho! 

Saudade que eu nem sei donde me vem... 
Talvez de ti, ó noite!... Ou de ninguém!... 
Que eu nunca sei quem sou, nem o que tenho!





AMIGA



Deixa-me ser a tua amiga, amor; 
A tua amiga só, já que não queres 
Que pelo teu amor seja a melhor 
A mais triste de todas as mulheres.


Que só, de ti, me venha mágoa e dor 

O que me importa, a mim?! 
O que quiseres 
É sempre um sonho bom! 
Seja o que for Bendito sejas tu por mo dizeres!


Beija-me as mãos, amor, devagarinho... 

Como se os dois nascêssemos irmãos, 
Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho...


Beija-mas bem!... Que fantasia louca 

Guardar assim, fechados, nestas mãos, 
Os beijos que sonhei pra minha boca!...






PARA QUÊ?!



Tudo é vaidade neste mundo vão... 
Tudo é tristeza; tudo é pó, é nada! 
E mal desponta em nós a madrugada, 
Vem logo a noite encher o coração! 

Até o amor nos mente, essa canção 
Que nosso peito ri à gargalhada, 
Flor que é nascida e logo desfolhada, 
Pétalas que se pisam pelo chão!... 

Beijos d´amor? Pra quê?!... Tristes vaidades! 
Sonhos que logo são realidades, 
Que nos deixam a alma como morta! 

Só acredita neles quem é louca! 
Beijos d´amor que vão de boca em boca, 
Como pobres que vão de porta em porta!...  






________________________


A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca

Fonte: ESPANCA, Florbela. A mensageira das violetas: antologia. Seleção e edição de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 1999. (Pocket). 

Texto proveniente de: 
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais. 

Texto-base digitalizado por: 


Luciana Peixoto Silva – Divinópolis/MG
_______________________

Leia também:

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 08

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário