segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 12

Florbela Espanca



12 - A Mensageira das Violetas





INCONSTÂNCIA



Procurei o amor, que me mentiu. 
Pedi à vida mais do que ela dava; 
Eterna sonhadora edificava 
Meu castelo de luz que me caiu!
Tanto clarão nas trevas refulgiu, 
E tanto beijo a boca me queimava! 
E era o sol que os longes deslumbrava 
Igual a tanto sol que me fugiu! 

Passei a vida a amar e a esquecer... 
Atrás do sol dum dia outro a aquecer 
As brumas dos atalhos por onde ando... 

E este amor que assim me vai fugindo 
É igual a outro amor que vai surgindo, 
Que há-de partir também... nem eu sei quando...





O NOSSO MUNDO



Eu bebo a vida, a vida, a longos tragos 
Como um divino vinho de Falerno! 
Pousando em ti o meu olhar eterno 
Como pousam as folhas sobre os lagos...
Os meus sonhos agora são mais vagos... 
O teu olhar em mim, hoje, é mais terno... 
E a vida já não é o rubro inferno 
Todo fantasmas tristes e pressagos!
A vida, meu amor, quero vivê-la! 
Na mesma taça erguida em tuas mãos, 
Bocas unidas, hemos de bebê-la!

Que importa o mundo e as ilusões defuntas?... 
Que importa o mundo e seus orgulhos vãos?... 
O mundo, amor! ... As nossas bocas juntas!...





ANOITECER



A luz desmaia num fulgor d’aurora, 
Diz-nos adeus religiosamente... 
E eu que não creio em nada, sou mais crente 
Do que em menina, um dia, o fui... outrora... 

Não sei o que em mim ri, o que em mim chora, 
Tenho bênçãos de amor pra toda a gente! 
E a minha alma, sombria e penitente 
Soluça no infinito desta hora! 

Horas tristes que vão ao meu rosário... 
Ó minha cruz de tão pesado lenho! 
Ó meu áspero e intérmino Calvário! 

E a esta hora tudo em mim revive: 
Saudades de saudades que não tenho... 
Sonhos que são os sonhos dos que eu tive...




________________________


A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca

Fonte: ESPANCA, Florbela. A mensageira das violetas: antologia. Seleção e edição de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 1999. (Pocket). 

Texto proveniente de: 
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais. 

Texto-base digitalizado por: 


Luciana Peixoto Silva – Divinópolis/MG
_______________________

Leia também:


Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 11

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário