segunda-feira, 26 de junho de 2023

Makarenko - Poema Pedagógico Livro 1: O inglório começo da Colônia Gorki (b)

Poema Pedagógico


Antón S. Makarenko


Livro Um

Capítulo 2

O inglório começo da Colônia Gorki

continuando...

No dia 4 de dezembro, os primeiros seis educandos chegaram à colônia e me entregaram um envelope fabuloso, lacrado com cinco lacres enormes... Este envelope continha seus dossiês. Quatro foram enviados à colônia por assalto à mão armada em uma casa e tinham dezoito anos; os outros dois, mais novos, foram acusados ​​de furto. Nossos educandos estavam esplendidamente vestidos: culotes de montar, botas elegantes. Seus penteados estavam na última moda. Não havia absolutamente nenhuma criança abandonada neles. Os sobrenomes desses primeiros alunos eram Zadórov, Burún, Vólokhov, Bendiuk, Gud e Taranêts.

Nós os recebemos cordialmente. Desde a manhã uma refeição particularmente saborosa estava sendo preparada. A cozinheira resplandecia com sua touca branca imaculada. No dormitório, mesas ornamentadas ocupavam o espaço livre entre as camas. Não tínhamos toalhas de mesa, mas lençóis novos nos serviam bem. Aqui se reuniram todos os participantes da nascente colônia. Veio também Kaliná Ivánovitch, que, por ocasião da solenidade, havia trocado o casaco cinza sujo que usava todos os dias por um casaco de veludo verde.

Fiz um discurso sobre a nova vida de trabalho, sobre a necessidade de esquecer o passado e marchar em frente e para a frente. Os educandos ouviram meu discurso com pouca atenção, cochichando entre si, olhando com sorrisos sarcásticos e desdenhosos para as camas dobráveis, "camas de campanha", cobertas com os novos cobertores de algodão, e para as janelas e portas sem pintura. No meio de meu discurso, Zadórov disse de repente em voz alta a um de seus companheiros:

- Por tua causa nos metemos nessa confusão!

Passamos o resto do dia planejando nossa vida futura. Mas os educandos ouviram com descaso cortês minhas propostas: eles só queriam se livrar de mim o mais rápido possível.

De manhã, Lídia Pietróvna, toda agitada, veio ao meu quarto e disse:

- Não sei como falar com eles... Digo-lhes que temos de ir ao lago buscar água, e um deles, com o cabelo todo alisado, que estava a calçar os sapatos, de repente traz uma bota na minha cara e diz: "Está vendo, o sapateiro me fez umas botas muito apertadas!"

Nos primeiros dias nem sequer nos ofenderam: simplesmente não notaram a nossa presença. Ao cair da noite, eles saíram silenciosamente da colônia e voltavam pela manhã, ouvindo com um sorriso discreto minhas críticas, inflamadas pelo espírito compenetrado da minha reprimenda sócio-educativa. Uma semana depois, Bendiuk foi preso na colônia por um agente do Departamento de Investigação provincial: ele foi acusado de assassinato e roubo noturno. Lídochka, morrendo de medo desse acontecimento, chorou em seu quarto e só saiu para perguntar a todos nós:

- Mas o que é isso? Como ele poderia matar? Ele saiu assim e matou?

Iekaterína Grigórievna, sorrindo seriamente, franziu a testa:

- Não sei, Anton Semiónovitch; Eu realmente não sei... Talvez eu deva apenas ir embora daqui... Eu não sei que tom usar aqui...

A floresta solitária ao redor de nossa colônia, as caixas vazias das nossas casas, os dez catres dobráveis ​​em vez de camas, o machado e a pá como ferramentas e a meia dúzia de educandos que recusavam categoricamente não apenas nossa pedagogia, mas toda e qualquer cultura humana. tudo isso, para dizer a verdade, não correspondia em nada à nossa experiência escolar anterior.

Nas longas noites de inverno, a colônia era angustiante, dava arrepios. Duas únicas lâmpadas a iluminavam, uma no dormitório e outra no meu quarto. As duas educadoras e Kaliná Ivánovitch tinham simples lamparinas flutuante, uma invenção da época de Kii, Schek e Joriv, dos tempos antediluvianos. O vidro da minha lamparina estava quebrado em cima e o resto todo fuliginoso, porque Kaliná Ivánovitch, ao acender o cachimbo, recorria frequentemente ao fogo da minha lamparina, enfiando para isso metade do jornal no vidro.

Naquele ano, as nevascas começaram cedo e todo o pátio da colônia estava cheio de pilhas de neve. Não tínhamos ninguém para limpar as trilhas. Pedi aos educandos que fizessem sozinhos e Zadórov me respondeu:

- Até podemos limpar os caminhos, mas só quando passar o inverno: senão a gente remove a neve, e ela cai de novo. Está entendendo?

Ele sorriu gentilmente e caminhou em direção a um companheiro, esquecendo-se da minha existência. Zadórov veio de uma família de intelectuais: você poderia dizer imediatamente. Falava bem, seu rosto se distinguia por aquele olhar lustroso que só as crianças bem alimentadas têm. Vólokhov era um tipo de outra espécie; boca larga, nariz achatado, olhos muito afastados, tudo isso, ao lado de uma peculiar mobilidade de traços, compunha uma cara de bandido. Vólokhov sempre mantinha as mãos nos bolsos dos culotes e agora se aproximava de mim com esta mesma pose:

- Então, já lhe explicaram...


continua na página 20...
______________
______________

Leia também:

Livro Um
O inglório começo da Colônia Gorki (b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário