sábado, 24 de junho de 2023

Memórias - 16 o leite espumante

No se puede hacer la revolucion sin las mujeres

Livro Um

baitasar

Memórias

16 – o leite espumante

quando chegava a vez da Plantera eu já estava por lá, conversando e acarinhando minha amiga, Niña de los ojos de su madre... esa sí que es buena, eram as únicas palavras que escutava de papá

gostava da Plantera porque fazia papá soltar aquela frase decorada, todas as manhãs, jamais perdi a tiração de leite da mimosa, jamais esqueci su voz dolorida, descolorida, despojada de vida

era a única das três que papá não atava

no começo, foram dois ou três litros por dia; depois, passaram para quatro, cinco e seis, até que chegaram a nove litros por dia, increíble, ninguém en Piedras Altas sabia explicar, pero si no fuera las manos de papá aprietando las vacas elas escondiam o leite

gostava do cheirinho da Plantera, as outras não me pareciam cheirar tão bem, Blanca retrucava que eu tinha birra com la Tormenta y la Pastora

ninguém explica o que faz a gente gostar ou desgostar, papá parecia gostar das três que pareciam disputar a fartura do leite en sus manos

ele não parecia querer se explicar, não parecia querer saber mais das tetas de uma do que das outras, sei lá, acho que não queria desagradar, sus manos não acariciavam mais uma do que as outras, não parecia se incomodar, preferia não saber

jamais esconderam o leite de papá

vez que outra, aparecia uma mãe com uma latinha pedindo seu reparte para o filho chorando, reclamando acordado com fome, explicava que seu leite havia estancado

eu alcançava a latinha, Papá, por favor, llena la lata.

sem dizer nada, ele pegava a latinha com uma das mãos, com a outra espremia uma teta, os jatos saiam brancos e adocicados até acolchoarem a latinha, o cálice abarrotado de leite espumante voltava para a mãe aflita

sem qualquer abalo ou perturbação papá retornava a rotina de espremer com as duas mãos, quando o úbere de la Plantera esvaziava ela também era levada para o pasto, uma rotina de dormir, acordar, ser escovada, espremida e pastar

papá mudava a palha dos estábulos, renovava a água y la ración del maíz enquanto as três pastavam despreocupadas e esvaziadas do leite branco e espumante

eu corria para brincar con los niños


___________________

Leia também:

Memórias - 01 a lua cheia
Memórias - 02 a servidão natural
Memórias - 03 um negócio inesgotável
Memórias - 04 la sina de papá
Memórias - 09 ¡vaya hombre, no me dejes!Memórias - 11 a caverna dos espíritos amorososMemórias - 13 a Virgem do Rosário
Memórias - 14 palpites
Memórias - 16 o leite espumante

Nenhum comentário:

Postar um comentário