sábado, 10 de junho de 2023

Memórias - 14 palpites

No se puede hacer la revolucion sin las mujeres

Livro Um

baitasar

Memórias

14 – palpites

papá não me falava, mas a cor do seu olhar deixava o recado, zangados e acinzentados, negros e alegres

tenho outras lembranças, talvez um pouco raladas por tiempo y distancia, além dos espíritos que me abraçavam querendo reconciliação com suas histórias e cantorias

adorava o leite recém derramado de Plateraespiava o seu leite dourado espumando dentro da bacia leiteira, gostava de alisar seu pelo macio enquanto papá a sugava con sus manos, a testa de uma encostada na outra, eu sussurrando entre seus olhos que ela era bela como as espigas de milho

ainda hoje, tanto tiempo passado, acredito que meus carinhos e aquele leite eram um mesmo jeito de gostar da vida

Piedras Altas tinha três vacas leiteiras, todos cuidavam das concubinas do boi, apesar de não haver bois em Piedras Altas

apenas papá podia chupar con sus manos a leitaria de Platera, Tormenta y Pastora, as suposições para esse privilégio ficaram perdidas em algum canto de nuestro pequeño pueblo y en las fantasías de la gente

un hombre com tantas tetas para espremer

algumas línguas mais afiadas, e descuidadas com a verdade, apostavam em uma compensação das perdições con sus mujeres, outras juravam que era possível fazer da loucura outro jeito no mundo

é mais fácil para as pessoas imaginarem com seus palpites que se repetem engraçados ou tristes – uma peste sufocando bons e maus – o seu entulho no outro, vigiando e castigando em perseguição até a pessoa sentir a culpa crua e eficaz da frustração


___________________

Leia também:

Memórias - 01 a lua cheia
Memórias - 02 a servidão natural
Memórias - 03 um negócio inesgotável
Memórias - 04 la sina de papá
Memórias - 09 ¡vaya hombre, no me dejes!Memórias - 11 a caverna dos espíritos amorososMemórias - 13 a Virgem do Rosário
Memórias - 14 palpites

Nenhum comentário:

Postar um comentário