terça-feira, 28 de outubro de 2025

Curta: Yae: Mulher Samurai Cega

Versão curta-metragem

"Dedicado ao meu pai e à minha mãe.

Obrigado por assistir a este filme. Este é um curta-metragem autofinanciado. Nasci e cresci no Japão e agora moro em Los Angeles, esperando transformar este filme em uma série de TV.

O co-roteirista e eu passamos um ano escrevendo esta história. O coordenador de dublês e eu conversamos sobre o assunto por seis meses. Os atores treinaram por mais de três meses. Este filme foi feito com o esforço e a contribuição de todos.

Meu coordenador de dublês me entregou uma espada de madeira, dizendo que eu deveria saber o que estou fazendo os atores passarem. Foi assustador. Imagine a arma balançando em volta do seu rosto. Tive a sorte de encontrar Yuwi Kim. Ela tem a beleza. Ela sabe manejar uma espada japonesa e, além de tudo, é uma atriz fantástica. Outros atores também foram incríveis.

Filmamos em Los Angeles. Encontrar um lugar que parecesse o Japão em terra firme foi difícil. Vi uma mulher cega caminhando por uma trilha e fiz perguntas a ela. Um apoiador dela me contou sobre esse lugar e conseguimos a autorização 10 dias antes do diretor de fotografia. Foi um milagre termos conseguido fazer este filme em Los Angeles.

Muitas pessoas me perguntaram por que fiz um filme de samurai em inglês. Tenho alguns motivos.

1) Muitas pessoas me fizeram essa pergunta em particular, mas não fizeram a mesma pergunta a 300, Northman, Valkyrie, Gladiador e Os Miseráveis. Então, eu queria estabelecer uma nova regra: também podemos contar a história asiática em inglês, como outros fazem em Hollywood.
2) Eu precisava me diferenciar dos diretores japoneses que moram no Japão, para que Hollywood soubesse que eu poderia dirigir filmes em inglês.
3) Eu queria contar ao mundo que conheço a cultura japonesa desde que nasci e cresci no Japão e sei como contar corretamente uma história ambientada no Japão para o público. (Sou especialista em localização e consigo me comunicar melhor do que um tradutor de legendas aleatório.)

Espero que vocês apoiem minha decisão.

Se você quiser apoiar a transformação disso em uma série de TV, comente e compartilhe o link com seus amigos. Talvez peça ao Quentin Tarantino para me ajudar. ;)

Quanto mais público animado tivermos aqui, maior a chance de um produtor querer trabalhar conosco para fazer a versão longa, e o estúdio ficará convencido de que temos um grande público.

Muito obrigado!"
Akiko Izumitani






Yae: The Blind Samurai Woman (2022)
Short | 19 min | Short, Action

Director: Akiko Izumitani
Writers: Akiko Izumitani | James Mason
Producer: Akiko Izumitani
Cinematographer: Daniel Cotroneo
Composer: Chris Heckman
Editor: Charlize Toratani
Costume Designer: Ryotaro Fuji
Stunt Coordinator: Tsuyoshi Abe


Cast
Yuwi Kim​ é Yae Sato  
Masa Kanome​ é Masanobu Okamoto 
Nobuaki Shimamoto​ é Kiyomasa Sato 


Entrevista com Yuwi Kim para Yae: The Blind Samurai Woman 
| HollyShorts Film Festival 2022


* Ative as legendas ocultas

O Gig Patta do LRM Online conversou com a atriz Yuwi Kim sobre o curta-metragem Yae: The Blind Samurai Woman no HollyShorts Film Festival 2022.

__________________

"O dia em que Dorival encarou a guarda" / Kavi / Yae: Mulher Samurai Cega / 


Nenhum comentário:

Postar um comentário