quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Verde, Amarelo, Vermelho... é só escolher

América Latina
Dante Ramon Ledesma



América Latina

Dante Ramon Ledesma


Talvez um dia, não mais existam aramados
E nem cancelas, nos limites da fronteira
Talvez um dia milhões de vozes se erguerão
Numa só voz, desde o mar as cordilheiras
A mão do índio, explorado, aniquilado
Do Camponês, mãos calejadas, e sem terra
Do peão rude que humilde anda changueando
É dos jovens, que sem saber morrem nas guerras

América Latina, Latina América
Amada América, de sangue e suor

Talvez um dia o gemido das masmorras
E o suor dos operários e mineiros
Vão se unir à voz dos fracos e oprimidos
E as cicatrizes de tantos guerrilheiros
Talvez um dia o silêncio dos covardes
Nos desperte da inconsciência deste sono
E o grito do sepé na voz do povo
Vai nos lembrar, que esta terra ainda tem dono

E as sesmarias, de campos e riquezas
Que se concentram nas mão de pouca gente
Serão lavradas pelo arado da justiça
De norte a sul, no Latino Continente

Composição: Francisco Alves / Humberto Zanatta


Céu, Sol, Sul, Terra e Cor
Leonardo



Céu, Sol, Sul, Terra e Cor
Leonardo


Céu, sol, sul, terra e cor
Leonardo (gaúcho)

Eu quero andar nas coxilhas
Sentindo as flexilhas das ervas do chão,
Ter os pés roseteados de campo,
Ficar mais trigueiro com o sol de verão.
Fazer versos cantando as belezas
Desta natureza sem par.
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
(E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!)

Refrão:
É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.
É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.
(Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor!)

Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus,
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos meus.
Ver os campos florindo e
Crianças sorrindo felizes a cantar!
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
(E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!)

Refrão

(gaita)

Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus,
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos meus.
Ver os campos florindo e
Crianças sorrindo felizes a cantar!
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
(E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar!)

Refrão


Guri
Cesar Passarinho



Guri
César Passarinho


Das roupas velhas do pai queria que a mãe fizesse
Uma mala de garupa e uma bombacha e me desse

Queria boinas e alpargatas e um cachorro companheiro
Pra me ajudar a botar as vacas no meu petiço sogueiro

Hei de ter uma tabuada e o meu livro "Queres Ler"
Vou aprender a fazer contas e algum bilhete escrever
Pra que a filha do seu Bento saiba que ela é meu bem querer
E se não for por escrito eu não me animo a dizer

Quero gaita de oito baixos pra ver o ronco que sai
Botas feitio do Alegrete e esporas do Ibirocai
Lenço vermelho e guaiaca compradas lá no Uruguai
Pra que digam quando eu passe saiu igualzito ao pai

E se Deus não achar muito tanta coisa que eu pedi
Não deixe que eu me separe deste rancho onde nasci
Nem me desperte tão cedo do meu sonho de guri
E de lambuja permita que eu nunca saia daqui

Composição: João Batista Machado / Júlio Machado da Silva Filho


NEGRO DA GAITA
Cesar Passarinho



Negro da gaita
César Passarinho


Mata o silêncio dos mates, a cordeona voz trocada
E a mão campeira do negro, passeando aveludada
Nos botões chora segredos, que ele juntou pela estrada

(Quando o negro abre essa gaita
Abre o livro da sua vida
Marcado de poeira e pampa
Em cada nota sentida)

Quando o pai que foi gaiteiro, desta vida se ausentou
O negro piá solitário, tal como pedra rolou
E se fez homem proseando, com a gaita que o pai deixou

E a gaita se fez baú para causos e canções
Do negro que passa a vida, mastigando solidões
E vai semeando recuerdos, por estradas e galpões

Composição: Gilberto Carvalho / Airton Pimentel


Castelhana
Elton Saldanha



Castelhana
Elton Saldanha


Eu Hoje me Vou pra Fronteira
Pois Queira ou Não Queira Vou Ver Meu Amor
Esperei Toda a Semana
Pra Ver a Castelhana Minha Linda Flor
Tá Frio na Minha Cidade
A Bem Da Verdade Está Frio Demais
Ao Sul Do Meu Coração
Quero Tempo Bom, Só Você Me Traz
Ao Sul Do Meu Coração
Quero Tempo Bom, Só Você Me Traz

Larga Tudo e Vem Comigo,
Vamo Encarar o Perigo
Larga Tudo e Vem Comigo,
Vamo Encarar o Perigo

Castelhana Se Você Me Ama,
Me Ama, Me Ama, Me Diz
Castelhana Se Você Me Ama,
Me Ama, Me Ama
A Gente Pode Ser Feliz

Tá Frio na Minha Cidade
A Bem Da Verdade Está Frio Demais
Ao Sul Do Meu Coração
Quero Tempo Bom, Só Você Me Traz
Ao Sul Do Meu Coração
Quero Tempo Bom, Só Você Me Traz

Larga Tudo e Vem Comigo,
Vamo Encarar o Perigo
Larga Tudo e Vem Comigo,
Vamo Encarar o Perigo

Castelhana Se Você Me Ama,
Me Ama, Me Ama, Me Diz
Castelhana Se Você Me Ama,
Me Ama, Me Ama
A Gente Pode Ser Feliz

Composição: Rui Biriva e Elton Saldanha


Lanceiros Negros
João Quintana Vieira e Grupo Parceria



Ainda não ouviu a história desses negros?
Ta esperando o quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário