quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Stan Getz and Chet Baker

Parte do concerto em Stockholm 


Feb. 18. 1983
"Airegin, (Sonny Rollins)"




Stan Getz, de seu nome Stanley Gayetsky (Filadélfia, 2 de fevereiro de 1927 — Malibu, Califórnia, 6 de junho de 1991) foi um saxofonista norte-americano de jazz. Fez parcerias com João Gilberto e Antonio Carlos Jobim, tornando-se um dos principais responsáveis em difundir o movimento musical brasileiro conhecido como bossa nova pelo mundo.[



Stan Getz 
- Desafinado 
(Live on The Shirley Bassey Show)




A sua paixão eram os instrumentos musicais, e tinha que tocar todos os que encontrava no seu caminho. O primeiro saxofone foi-lhe oferecido pelo seu pai, aos 13 anos. Também lhe ofereceu um clarinete, mas este ficou para segundo plano. Getz dedicava grande parte do dia a praticar saxofone.



Astrud Gilberto and Stan Getz 
- The Girl From Ipanema (1964)




Em 1943, entra para a banda de Jack Teagarden, e toca, também, com Nat King Cole e Lionel Hampton. Após tocar com Stan Kenton, Jimmy Dorsey e Benny Goodman, Getz torna-se solista com Woody Herman, de 1947 a 1949, destacando-se como um dos principais saxofonistas da banda, conhecida como "os quatro irmãos"; os outros eram Serge Chaloff, Zoot Sims e Herbie Steward. Com Herman, Getz alcança um primeiro êxito com Early Autumn. Após deixar a banda, inicia a sua carreira a solo. A partir de 1950, seria o líder na quase totalidade das gravações onde participará.



Stan Getz & Charlie Byrd 
on the Perry Como Show



"Embora “coisa” obviamente não fosse a palavra que ele procurava, ele pode ser perdoado por sua incapacidade de extrair uma palavra mais descritiva do éter, já que a bossa nova era nova nas costas norte-americanas em 1962, quando essa apresentação aconteceu.

Como fornecedores americanos desse novo som, o saxofonista Stan Getz e o guitarrista Charlie Byrd se uniram para fazer o LP "Jazz Samba" de 1962, que é considerado a primeira exposição que a maioria dos americanos teve ao som da bossa nova. Neste vídeo, a banda apresenta uma das músicas do LP Jazz Samba - "Desafinado", de Antônio Carlos Jobim, seguida de algumas brincadeiras com a participação de Perry Como.'


CHARLIE BYRD Trio




Nos anos 50, Stan Getz tornou-se famoso como intérprete do cool jazz, tocando com Horace Silver, Johnny Smith, Oscar Peterson entre outros. Os seus dois primeiros quintetos incluíam nomes famosos como o baterista de Charlie Parker, Roy Haynes, o pianista Al Haig e o contrabaixista Tommy Potter. Em 1958, Getz muda-se para Copenhague, com o objetivo de deixar o seu consumo de drogas.

No regresso aos EUA, em 1961, Getz torna-se uma das principais figuras da bossa nova. Junto com Charlie Byrd, que tinha regressado de uma turnê no Brasil, Getz grava Jazz Samba, em 1962, que se torna um sucesso. A faixa principal era uma adaptação de "Samba de Uma Nota Só", de Antonio Carlos Jobim. Stan Getz ganha o Grammy para a melhor interpretação de Jazz, em 1963, com "Desafinado".




Stan Getz 
- Vintage Getz (Live 1983)



The Stan Getz Quartet live at Napa Valley, California, 1983

Stan Getz - Tenor Saxophone
Jim Mc Neely - Piano
Marc Johnson - Bass
Victor Lewis - Drums


Nos últimos anos da sua vida com auxílio de grupos como Alcoólicos Anônimos, Stan Getz consegue, finalmente, terminar com a sua dependência do álcool e drogas. Morre de câncer do fígado, em 6 de Junho de 1991. Em 1998, foi-lhe dedicado uma ala na escola de música de Berklee, designada por "Stan Getz Media Center and Library", e doada pela fundação de Herb Alpert.


Nenhum comentário:

Postar um comentário