"autora da terceira geração modernista (ou pós-modernismo), cujas obras apresentam uma estrutura não convencional, a qual inclui reflexões existências, monólogo interior; metalinguagem e outros elementos que tornam a leitura bastante desafiadora para leitores menos experientes. neste vídeo, a narração artística inclui a interpretação das personagens e efeitos sonoros que facilitam a compreensão, ampliando o alcance da obra - a coragem de ser o outro que se é"
na voz de Elaine Melo
na voz de Elaine Melo
Elaine Melo Vivendo o Livro
Se me perguntassem sobre Ofélia e seus pais, teria respondido com o decoro da honestidade: mal os conheci. Diante do mesmo júri ao qual responderia: mal me conheço - e para cada cara de jurado diria com o mesmo límpido olhar de quem se hipnotizou para a obediência: mal vos conheço. Mas às vezes acordo do longo sono e volto-me com docilidade para o delicado abismo da desordem.
Estou tentando falar sobre aquela família que sumiu há anos sem deixar traços em mim, e
de quem me ficara apenas uma imagem esverdeada pela distância. Meu inesperado
consentimento em saber foi hoje provocado pelo fato de ter aparecido em casa um pinto. Veio
trazido por mão que queria ter o gosto de me dar coisa nascida. Ao desengradarmos o pinto, sua
graça pegou-nos em flagrante. Amanhã é Natal, mas o momento de silêncio que espero o ano
inteiro veio um dia antes de Cristo nascer. Coisa piando por si própria desperta a suavíssima
curiosidade que junto de uma manjedoura é adoração. Ora, disse meu marido, e essa agora.
Sentira-se grande demais. Sujos, de boca aberta, os meninos se aproximaram. Eu, um pouco
ousada, fiquei feliz. O pinto, esse piava. Mas Natal é amanhã, disse acanhado o menino mais
velho. Sorríamos desamparados, curiosos.
Mas sentimentos são água de um instante. Em breve - como a mesma água já é outra
quando o sol a deixa muito leve, e já outra quando se enerva tentando morder uma pedra, e outra
ainda no pé que mergulha - em breve já não tínhamos no rosto apenas aura e iluminação. Em
torno do pinto aflito, estávamos bons e ansiosos. A meu marido, a bondade deixa ríspido e
severo, ao que já nos habituamos; ele se crucifica um pouco. Nos meninos, que são mais graves, a
bondade é um ardor. A mim, a bondade me intimida. Daí a pouco a mesma água era outra, e
olhávamos contrafeitos, enredados na falta de habilidade de sermos bons. E, a água já outra,
pouco a pouco tínhamos no rosto a responsabilidade de uma aspiração, o coração pesado de um
amor que já não era mais livre. Também nos desajeitava o medo que o pinto tinha de nós; ali
estávamos, e nenhum merecia comparecer a um pinto; a cada piar, ele nos espargia para fora. A
cada piar, reduzia-nos a não fazer nada. A constância de seu pavor acusava-nos de uma alegria
leviana que a essa hora nem alegria mais era, era amolação. Passara o instante do pinto, e ele,
cada vez mais urgente, expulsava-nos sem nos largar. Nós, os adultos, já teríamos encerrado o
sentimento. Mas nos meninos havia uma indignação silenciosa, e a acusação deles é que nada
fazíamos pelo pinto ou pela humanidade. A nós, pai e mãe, o piar cada vez mais ininterrupto já
nos levara a uma resignação constrangida: as coisas são assim mesmo. Só que nunca tínhamos
contado isso aos meninos, tínhamos vergonha; e adiávamos indefinidamente o momento de
chamá-los e falar claro que as coisas são assim. Cada vez ficava mais difícil, o silêncio crescia, e
eles empurravam um pouco o afã com que queríamos lhes dar, em troca, amor. Se nunca
havíamos conversado sobre as coisas, muito mais tivemos naquele instante que esconder deles o
sorriso que terminou nos vindo com o piar desesperado daquele bico, um sorriso como se a nós
coubesse abençoar o fato de as coisas serem assim mesmo, e tivéssemos acabado de abençoá-las.
O pinto, esse piava. Sobre a mesa envernizada ele não ousava um passo, um movimento, ele
piava para dentro. Eu não sabia sequer onde cabia tanto terror numa coisa que era só penas.
Penas encobrindo o quê? meia dúzia de ossos que se haviam reunido fracos para quê? para o piar
de um terror. Em silêncio, em respeito à impossibilidade de nos compreendermos, em respeito à
revolta dos meninos contra nós, em silêncio olhávamos sem muita paciência. Era impossível dar
lhe a palavra asseguradora que o fizesse não ter medo, consolar coisa que por ter nascido se
espanta. Como prometer-lhe o hábito? Pai e mãe, sabíamos quão breve seria a vida do pinto.
Também este sabia, do modo como as coisas vivas sabem: através do susto profundo.
E enquanto isso, o pinto cheio de graça, coisa breve e amarela. Eu queria que também ele
sentisse a graça de sua vida, assim como já pediram de nós, ele que era a alegria dos outros, não a
própria. Que sentisse que era gratuito, nem sequer necessário - um dos pintos tem que ser inútil - só nascera para a glória de Deus, então fosse a alegria dos homens. Mas era amar o nosso amor
querer que o pinto fosse feliz somente porque o amávamos. Eu sabia também que só mãe resolve
o nascimento, e o nosso era amor de quem se compraz em amar: eu me revolvia na graça de me
ser dado amar, sinos, sinos repicavam porque sei adorar. Mas o pinto tremia, coisa de terror, não
de beleza.
O menino menor não suportou mais:
- Você quer ser a mãe dele?
Eu disse que sim, em sobressalto. Eu era a enviada junto àquela coisa que não compreendia
a minha única linguagem: eu estava amando sem ser amada. A missão era falível, e os olhos de
quatro meninos aguardavam com a intransigência da esperança o meu primeiro gesto de amor
eficaz. Recuei um pouco, sorrindo toda solitária, olhei para minha família, queria que eles
sorrissem. Um homem e quatro meninos me fitavam, incrédulos e confiantes. Eu era a mulher
da casa, o celeiro. Por que a impassibilidade dos cinco, não entendi. Quantas vezes teria eu
falhado para que, na minha hora de timidez, eles me olhassem. Tentei isolar-me do desafio dos
cinco homens para também eu esperar de mim e lembrar-me de como é o amor. Abri a boca, ia
dizer-lhes a verdade: não sei como.
Mas se me viesse de noite uma mulher. Se ela segurasse no colo o filho. E dissesse: cure
meu filho. Eu diria: como é que se faz? Ela responderia: cure meu filho. Eu diria: também não
sei. Ela responderia: cure meu filho. Então - então porque não sei fazer nada e porque não me
lembro de nada e porque é de noite - então estendo a mão e salvo uma criança. Porque é de
noite, porque estou sozinha na noite de outra pessoa, porque este silêncio é muito grande para
mim, porque tenho duas mãos para sacrificar a melhor delas e porque não tenho escolha. Então
estendi a mão e peguei o pinto.
Foi nesse instante que revi Ofélia. E nesse instante lembrei-me de que fora a testemunha de
uma menina.
Mais tarde lembrei-me de como a vizinha, mãe de Ofélia, era trigueira como uma hindu.
Tinha olheiras arroxeadas que a embelezavam muito e davam-lhe um ar fatigado que fazia os
homens a olharem uma segunda vez. Um dia, no banco da praça, enquanto as crianças
brincavam, ela me dissera com aquela sua cabeça obstinada de quem olha para o deserto:
"Sempre quis tirar um curso de enfeitar bolos". Lembrei-me de que o marido - trigueiro
também, como se se tivessem escolhido pela secura da cor - queria subir na vida através de seu
ramo de negócios: gerência de hotéis ou dono mesmo, nunca entendi bem. O que lhe dava uma
dura polidez. Quando éramos forçados no elevador a contato mais prolongado, ele aceitava a
troca de palavras num tom de arrogância que trazia de lutas maiores. Até chegarmos ao décimo
andar, a humildade a que sua frieza me forçara já o amansara um pouco; talvez chegasse em casa
mais bem servido. Quanto à mãe de Ofélia, ela temia que à força de morarmos no mesmo andar
houvesse intimidade e, sem saber que também eu me resguardava, evitava-me. A única
intimidade fora a do banco do jardim, onde, com olheiras e boca fina, falara sobre enfeitar bolos.
Eu não soubera o que retrucar e terminara dizendo para que soubesse que eu gostava dela, que o
curso dos bolos me agradaria. Esse único momento mútuo afastara-nos ainda mais, por receio de
um abuso de compreensão. A mãe de Ofélia chegara mesmo a ser grosseira no elevador: no dia
seguinte eu estava com um dos meninos pela mão, o elevador descia devagar, e eu, opressa pelo
silêncio que, à outra, fortificava - dissera num tom de agrado que no mesmo instante também a
mim repugnara:
- Estamos indo para a casa da avó dele. E ela, para meu espanto:
- Não perguntei nada, nunca me meto na vida dos vizinhos.
- Ora, disse eu baixo.
O que, ali mesmo no elevador, me fizera pensar que eu estava pagando por ter sido sua
confidente de um minuto no banco do jardim. O que, por sua vez, me fizera pensar que ela
talvez julgasse me ter confiado mais do que na realidade confiara. O que, por sua vez, me fizera
pensar se na verdade ela não me dissera mais do que nós duas percebêramos. Enquanto o
elevador continuava a descer e parar, eu reconstituíra seu ar insistente e sonhador no banco do
jardim - e olhara com olhos novos para a beleza altaneira da mãe de Ofélia. "Não contarei a
ninguém que você quer enfeitar bolos", pensei olhando-a rapidamente.
O pai agressivo, a mãe se guardando. Família soberba. Tratavam-me como se eu já morasse
no futuro hotel deles e ofendesse-os com o pagamento que exigiam. Sobretudo tratavam-me
como se nem eu acreditasse, nem eles pudessem provar quem eles eram. E quem eram eles?
indagava-me às vezes. Por que a bofetada que estava impressa no rosto deles, por que a dinastia
exilada? E tanto não me perdoavam que eu agia não perdoada: se os encontrava na rua, fora do
setor que me era circunscrito, sobressaltava-me, surpreendida em delito: recuava para eles
passarem, dava-lhes a vez - os três trigueiros e bem vestidos passavam como se fossem à missa,
aquela família que vivia sob o signo de um orgulho ou de um martírio oculto, arroxeados como
flores da Paixão. Família antiga, aquela.
Mas o contato se fez através da filha. Era uma menina belíssima, com longos cachos duros,
Ofélia, com olheiras iguais às da mãe, as mesmas gengivas um pouco roxas, a mesma boca fina de
quem se cortou. Mas essa, a boca, falava. Deu para aparecer em casa. Tocava a campainha, eu
abria a portinhola, não via nada, ouvia uma voz decidida:
- Sou eu, Ofélia Maria dos Santos Aguiar.
Desanimada, eu abria a porta. Ofélia entrava. A visita era para mim, meus dois meninos
daquele tempo eram pequenos demais para sua sabedoria pausada. Eu era grande e ocupada, mas
era para mim a visita: com uma atenção toda interior, como se para tudo houvesse um tempo,
levantava com cuidado a saia de babados, sentava-se, ajeitava os babados - e só então me olhava.
Eu, que então copiava o arquivo do escritório, eu trabalhava e ouvia. Ofélia, ela dava-me
conselhos. Tinha opinião formada a respeito de tudo. Tudo o que eu fazia era um pouco errado,
na sua opinião. Dizia "na minha opinião" em tom ressentido, como se eu lhe devesse ter pedido
conselhos e, já que eu não pedia, ela dava. Com seus oito anos altivos e bem vividos, dizia que na
sua opinião eu não criava bem os meninos; pois meninos quando se dá a mão querem subir na
cabeça. Banana não se mistura com leite. Mata. Mas é claro a senhora faz o que quiser; cada um
sabe de si. Não era mais hora de estar de robe; sua mãe mudava de roupa logo que saía da cama,
mas cada um termina levando a vida que quer. Se eu explicava que era porque ainda não tomara
banho, Ofélia ficava quieta, olhando-me atenta. Com alguma suavidade, então, com alguma
paciência, acrescentava que não era hora de ainda não ter tomado banho. Nunca era minha a
última palavra. Que última palavra poderia eu dar quando ela me dizia: empada de legume não
tem tampa. Uma tarde numa padaria vi-me inesperadamente diante da verdade inútil: lá estava
sem tampa uma fila de empadas de legumes. "Mas eu lhe avisei", ouvi-a como se ela estivesse
presente. Com seus cachos e babados, com sua delicadeza firme, era uma visitação na sala ainda
desarrumada. O que valia é que dizia muita tolice também, o que, no meu desalento, me fazia
sorrir desesperada.
A pior parte da visitação era a do silêncio. Eu erguia os olhos da máquina, e não saberia há
quanto tempo Ofélia me olhava em silêncio. O que em mim pode atrair essa menina?
exasperava-me eu. Uma vez, depois de seu longo silêncio, dissera-me tranquila: a senhora é
esquisita. E eu, atingida em cheio no rosto sem cobertura - logo no rosto que sendo o nosso
avesso é coisa tão sensível - eu, atingida em cheio, pensara com raiva: pois vai ver que é esse
esquisito mesmo que você procura. Ela que estava toda coberta, e tinha mãe coberta, e pai
coberto.
Eu ainda preferia, pois, conselho e crítica. Já menos tolerável era o seu hábito de usar a
palavra portanto com que ligava as frases numa concatenação que não falhava. Dissera-me que eu
comprara legumes demais na feira - portanto - não iam caber na geladeira pequena e - portanto -
murchariam antes da próxima feira. Dias depois eu olhava os legumes murchos. Portanto, sim.
Outra vez vira menos legumes espalhados pela mesa da cozinha, eu que disfarçadamente
obedecera. Ofélia olhara, olhara. Parecia prestes a não dizer nada. Eu esperava de pé, agressiva,
muda. Ofélia dissera sem nenhuma ênfase:
- É pouco até a feira que vem.
Os legumes acabaram pelo meio da semana. Como é que ela sabe? perguntava-me eu
curiosa. "Portanto" seria a resposta talvez. Por que eu nunca, nunca sabia? Por que sabia ela de
tudo, por que era a terra tão familiar a ela, e eu sem cobertura? Portanto? Portanto.
Uma vez Ofélia errou. Geografia - disse sentada defronte a mim com os dedos cruzados no
colo - é um modo de estudar. Não chegava a ser erro, era mais um leve estrabismo de
pensamento - mas para mim teve a graça de uma queda, e antes que o instante passasse, eu por
dentro lhe disse: é assim mesmo que se faz, isso! vá devagar assim, e um dia vai ser mais fácil ou
mais difícil para você, mas é assim, vá errando, bem, bem devagar.
Uma manhã, no meio de sua conversa, avisou-me autoritária: "Vou em casa ver uma coisa
mas volto logo". Arrisquei: "Se você está muito ocupada, não precisa voltar". Ofélia olhou-me
muda, inquisitiva. "Existe uma menina muito antipática", pensei bem claro para que ela visse a
frase toda exposta no meu rosto. Ela sustentou o olhar. O olhar onde - com surpresa e desolação - vi fidelidade paciente, confiança em mim e o silêncio de quem nunca falou. Quando é que eu
lhe jogara um osso para que ela me seguisse muda pelo resto da vida? Desviei os olhos. Ela
suspirou tranquila. E disse com maior decisão ainda: "Volto logo". Que é que ela quer? - agitei
me - por que atraio pessoas que nem sequer gostam de mim?
Uma vez, quando Ofélia estava sentada, tocaram a campainha. Fui abrir e deparei com a
mãe de Ofélia. Vinha protetora, exigente:
- Por acaso Ofélia Maria está aí?
- Está, escusei-me como se a tivesse raptado.
- Não faça mais isso, disse ela para Ofélia num tom que me era dirigido; depois voltou-se
para mim e, subitamente ofendida: Desculpe o incômodo.
- Nem pense nisso, essa menina é tão inteligente. A mãe olhou-me em leve surpresa - mas
a suspeita passou-lhe pelos olhos. E neles eu li: que é que você quer dela?
- Já proibi Ofélia Maria de incomodar a senhora, disse agora em desconfiança aberta. E
segurando firme a mão da menina para levá-la, parecia defendê-la contra mim. Com uma
sensação de decadência, espiei pela portinhola entreaberta sem ruídos: lá iam as duas pelo
corredor que levava ao apartamento delas, a mãe abrigando a filha com murmúrios de repreensão
amorosa, a filha impassível a fremir cachos e babados. Ao fechar a portinhola percebi que ainda
não mudara de roupa e, portanto, assim fora vista pela mãe que mudava de roupa ao sair da
cama. Pensei com alguma desenvoltura: bem, agora a mãe me despreza, portanto estou livre de a
menina voltar.
Mas voltava, sim. Eu era atraente demais para aquela criança. Tinha defeitos bastantes para
seus conselhos, era terreno para o desenvolvimento de sua severidade, já me tornara o domínio
daquela minha escrava: ela voltava, sim, levantava os babados, sentava-se.
Por essa ocasião, sendo perto da Páscoa, a feira estava cheia de pintos, e eu trouxe um para
os meninos. Brincamos, depois ele ficou pela cozinha, os meninos pela rua. Mais tarde Ofélia
aparecia para a visita. Eu batia a máquina, de vez em quando aquiescia distraída. A voz igual da
menina, voz de quem fala de cor, me entontecia um pouco, entrava por entre as palavras escritas;
ela dizia, ela dizia.
Foi quando me pareceu que de repente tudo parara. Sentindo falta do suplício, olhei-a
enevoada. Ofélia Maria estava de cabeça a prumo, com os cachos inteiramente imobilizados.
- Que é isso, disse.
- Isso o quê?
- Isso! disse inflexível.
- Isso?
Ficaríamos indefinidamente numa roda de "isso?" e "isso!", não fosse a força excepcional
daquela criança, que, sem uma palavra, apenas com a extrema autoridade do olhar, me obrigasse
a ouvir o que ela própria ouvia. No silêncio da atenção a que ela me forçara, ouvi finalmente o
fraco piar do pinto na cozinha.
- É o pinto.
- Pinto? disse desconfiadíssima.
- Comprei um pinto, respondi resignada.
- Pinto! repetiu como se eu a tivesse insultado.
- Pinto.
E nisso ficaríamos. Não fosse certa coisa que vi e que antes nunca vira.
O que era? Mas, o que fosse, não estava mais ali. Um pinto faiscara um segundo em seus
olhos e neles submergira para nunca ter existido. E a sombra se fizera. Uma sombra profunda
cobrindo a terra. Do instante em que involuntariamente sua boca estremecendo quase pensara
"eu também quero", desse instante a escuridão se adensara no fundo dos olhos num desejo
retrátil que, se tocassem, mais se fecharia como folha de dormideira. E que recuava diante do
impossível, o impossível que se aproximara e, em tentação, fora quase dela: o escuro dos olhos
vacilou como um ouro. Uma astúcia passou-lhe então pelo rosto - se eu não estivesse ali, por
astúcia, ela roubaria qualquer coisa. Nos olhos que pestanejaram à dissimulada sagacidade, nos
olhos a grande tendência à rapina. Olhou-me rápida, e era a inveja, você tem tudo, e a censura,
porque não somos a mesma e eu terei um pinto, e a cobiça - ela me queria para ela. Devagar fui
me reclinando no espaldar da cadeira, sua inveja que desnudava minha pobreza, e deixava minha
pobreza pensativa; não estivesse eu ali, e ela roubava minha pobreza também; ela queria tudo.
Depois que o tremor da cobiça passou, o escuro dos olhos sofreu todo: não era somente a um
rosto sem cobertura que eu a expunha, agora eu a expusera ao melhor do mundo: a um pinto.
Sem me verem, seus olhos quentes me fitavam numa abstração intensa que se punha em íntimo
contato com minha intimidade. Alguma coisa acontecia que eu não conseguia entender a olho
nu. E de novo o desejo voltou. Dessa vez os olhos se angustiaram como se nada pudessem fazer
com o resto do corpo que se desprendia independente. E mais se alargavam, espantados com o
esforço físico da decomposição que dentro dela se fazia. A boca delicada ficou um pouco infantil,
de um roxo pisado. Olhou para o teto - as olheiras davam-lhe um ar de martírio supremo. Sem
me mexer, eu a olhava. Eu sabia de grande incidência de mortalidade infantil. Nela a grande
pergunta me envolvia: vale a pena? Não sei, disse-lhe minha quietude cada vez maior, mas é
assim. Ali, diante de meu silêncio, ela estava se dando ao processo, e se me perguntava a grande
pergunta, tinha que ficar sem resposta. Tinha que se dar - por nada. Teria que ser. E por nada.
Ela se agarrava em si, não querendo. Mas eu esperava. Eu sabia que nós somos aquilo que tem de
acontecer. Eu só podia servir-lhe a ela de silêncio. E, deslumbrada de desentendimento, ouvia
bater dentro de mim um coração que não era o meu. Diante de meus olhos fascinados, ali diante
de mim, como um ectoplasma, ela estava se transformando em criança.
Não sem dor. Em silêncio eu via a dor de sua alegria difícil. A lenta cólica de um caracol.
Ela passou devagar a língua pelos lábios finos. (Me ajuda, disse seu corpo na bipartição penosa.
Estou ajudando, respondeu minha imobilidade.) A agonia lenta. Ela estava engrossando toda, a
deformar-se com lentidão. Por momentos os olhos tornavam-se puros cílios, numa avidez de
ovo. E a boca de uma fome trêmula. Quase sorria então, como se estendida numa mesa de
operação dissesse que não estava doendo tanto. Ela não me perdia de vista: havia marcas de pés
que ela não via, por ali alguém já tinha andado, e ela adivinhava que eu tinha andado muito.
Mais e mais se deformava, quase idêntica a si mesma. Arrisco? deixo eu sentir?, perguntava-se
nela. Sim, respondeu-se por mim.
E o meu primeiro sim embriagou-me. Sim, repetiu meu silêncio para o dela, sim. Como na
hora de meu filho nascer eu lhe dissera: sim. Eu tinha a ousadia de dizer sim a Ofélia, eu que
sabia que também se morre em criança sem ninguém perceber. Sim, repeti embriagada, porque o
perigo maior não existe: quando se vai, se vai junto, você mesma sempre estará; isso, isso você
levará consigo para o que for ser.
A agonia de seu nascimento. Até então eu nunca vira a coragem. A coragem de ser o outro
que se é, a de nascer do próprio parto, e de largar no chão o corpo antigo. E sem lhe terem
respondido se valia a pena. "Eu”, tentava dizer seu corpo molhado pelas águas. Suas núpcias
consigo mesma.
Ofélia perguntou devagar, com recato pelo que lhe acontecia:
- É um pinto? Não olhei para ela.
- É um pinto, sim.
Da cozinha vinha o fraco piar. Ficamos em silêncio como se Jesus tivesse nascido. Ofélia
respirava, respirava.
- Um pintinho? certificou-se em dúvida.
- Um pintinho, sim, disse eu guiando-a com cuidado para a vida.
- Ah, um pintinho, disse meditando.
- Um pintinho, disse eu sem brutalizá-la.
Já há alguns minutos eu me achava diante de uma criança. Fizera-se a metamorfose.
- Ele está na cozinha.
- Na cozinha? repetiu fazendo-se de desentendida.
- Na cozinha, repeti pela primeira vez autoritária, sem acrescentar mais nada.
- Ah, na cozinha, disse Ofélia muito fingida, e olhou para o teto.
Mas ela sofria. Com alguma vergonha notei afinal que estava me vingando. A outra sofria,
fingia, olhava para o teto. A boca, as olheiras.
- Você pode ir pra cozinha brincar com o pintinho.
- Eu...? perguntou sonsa.
- Eu...? perguntou sonsa.
- Mas só se você quiser.
Sei que deveria ter mandado, para não expô-la à humilhação de querer tanto. Sei que não
lhe deveria ter dado a escolha, e então ela teria a desculpa de que fora obrigada a obedecer. Mas
naquele momento não era por vingança que eu lhe dava o tormento da liberdade. É que aquele
passo, também aquele passo ela deveria dar sozinha. Sozinha e agora. Ela é que teria de ir à
montanha. Por que - confundia-me eu - por que estou tentando soprar minha vida na sua boca
roxa? por que estou lhe dando uma respiração? como ouso respirar dentro dela, se eu mesma... -
somente para que ela ande, estou lhe dando os passos penosos? sopro-lhe minha vida só para que
um dia, exausta, ela por um instante sinta como se a montanha tivesse caminhado até ela?
Teria eu o direito. Mas não tinha escolha. Era uma emergência como se os lábios da
menina estivessem cada vez mais roxos.
- Só vá ver o pintinho se você quiser, repeti então com a extrema dureza de quem salva.
Ficamos nos defrontando, dessemelhantes, corpo separado de corpo; somente a hostilidade
nos unia. Eu estava seca e inerte na cadeira para que a menina se fizesse por dentro de outro ser,
firme para que ela lutasse dentro de mim; cada vez mais forte à medida que Ofélia precisasse me
odiar e precisasse que eu resistisse ao sofrimento de seu ódio. Não posso viver isso por você -
disse-lhe minha frieza. Sua luta se fazia cada vez mais próxima e em mim, como se aquele
indivíduo que nascera extraordinariamente dotado de força estivesse bebendo de minha fraqueza.
Ao me usar ela me machucava com sua força; ela me arranhava ao tentar agarrar-se às minhas
paredes lisas. Afinal sua voz soou em baixa e lenta raiva:
- Pois vou ver o pinto na cozinha.
- Vá sim, disse eu devagar.
Retirou-se pausada, procurava manter a dignidade das costas.
Da cozinha voltou imediatamente - estava espantada, sem pudor, mostrando na mão o
pinto, e numa perplexidade que me indagava toda com os olhos:
- É um pintinho! disse.
Olhou-o na mão que se estendia, olhou-me, olhou de novo a mão - e de súbito encheu-se
de um nervoso e de uma preocupação que me envolveram automaticamente em nervoso e
preocupação.
- Mas é um pintinho! disse, e imediatamente a censura passou-lhe pelos olhos como se eu
não lhe tivesse dito quem piava.
Ri. Ofélia olhou-me, ultrajada. E de repente - de repente riu. Ambas então rimos, um
pouco agudas.
Depois que rimos, Ofélia pôs o pinto no chão para andar. Se ele corria, ela ia atrás, parecia
só deixá-lo autônomo para sentir saudade; mas se ele se encolhia, pressurosa ela o protegia, com
pena de ele estar sob o seu domínio, "coitado dele, ele é meu"; e quando o segurava, era com mão
torta pela delicadeza - era o amor, sim, o tortuoso amor. Ele é muito pequeno, portanto precisa é
de muito trato, a gente não pode fazer carinho porque tem os perigos mesmo; não deixe pegarem
nele à toa, a senhora faz o que quiser, mas milho é grande demais para o biquinho aberto dele;
porque ele é molezinho, coitado, tão novo, portanto a senhora não pode deixar seus filhos
fazerem carinho nele; só eu sei que carinho ele gosta; ele escorrega à toa, portanto chão de
cozinha não é lugar para pintinho.
Há muito tempo eu tentava de novo bater a máquina procurando recuperar o tempo
perdido e Ofélia me embalando, e aos poucos falando só para o pintinho, e amando de amor.
Pela primeira vez me largara, ela não era mais eu. Olhei-a, toda de ouro que ela estava, e o pinto
todo de ouro, e os dois zumbiam como roca e fuso. Também minha liberdade afinal, e sem
ruptura; adeus, e eu sorria de saudade.
Muito depois percebi que era comigo que Ofélia falava.
- Acho... acho que vou botar ele na cozinha.
- Pois vá.
Não vi quando foi, não vi quando voltou. Em algum momento, por acaso e distraída, senti
há quanto tempo havia silêncio. Olhei-a um instante. Estava sentada, de dedos cruzados no colo.
Sem saber exatamente por quê, olhei-a uma segunda vez:
- Que é?
- Eu...?
- Está sentindo alguma coisa?
- Eu...?
- Quer ir no banheiro?
- Eu...?
Desisti, voltei à máquina. Algum tempo depois ouvi a voz:
- Vou ter que ir para casa.
- Está certo.
- Se a senhora deixar. Olhei-a em surpresa:
- Ora, se você quiser...
- Então, disse, então eu vou.
Foi andando devagar, cerrou a porta sem ruído. Fiquei olhando a porta fechada. Esquisita é
você, pensei. Voltei ao trabalho.
Mas não conseguia sair da mesma frase. Bem - pensei impaciente olhando o relógio - e
agora o que é? Fiquei me indagando sem gosto, procurando em mim mesma o que poderia estar
me interrompendo. Quando já desistia, revi uma cara extremamente quieta: Ofélia. Menos que
uma ideia passou-me então pela cabeça e, ao inesperado, esta se inclinou para ouvir melhor o que
eu sentia. Devagar empurrei a máquina. Relutante fui afastando devagar as cadeiras do caminho.
Até parar devagar à porta da cozinha. No chão estava o pinto morto. Ofélia! chamei num
impulso pela menina fugida.
A uma distância infinita eu via o chão. Ofélia, tentei eu inutilmente atingir à distância o
coração da menina calada. Oh, não se assuste muito! às vezes a gente mata por amor, mas juro
que um dia a gente esquece, juro! A gente não ama bem, ouça, repeti como se pudesse alcançá-la
antes que, desistindo de servir ao verdadeiro, ela fosse altivamente servir ao nada. Eu que não me
lembrara de lhe avisar que sem o medo havia o mundo. Mas juro que isso é a respiração. Eu
estava muito cansada, sentei-me no banco da cozinha.
Onde agora estou, batendo devagar o bolo de amanhã. Sentada, como se durante todos
esses anos eu tivesse com paciência esperado na cozinha. Embaixo da mesa, estremece o pinto de
hoje. O amarelo é o mesmo, o bico é o mesmo. Como na Páscoa nos é prometido, em dezembro
ele volta. Ofélia é que não voltou: cresceu. Foi ser a princesa hindu por quem no deserto sua
tribo esperava.
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