sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Cinema: Vidas Secas

Cinema Novo


Vidas Secas é um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. De acordo com os letreiros iniciais, as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas. O filme é considerado parte da primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo.






Estreou em 22 de agosto de 1963, no circuito Metro, no Rio de Janeiro, permanecendo duas semanas em cartaz. Chegou às salas de cinema de São Paulo em março de 1964, no mesmo mês da instauração do Golpe de 1964. Naquele mesmo ano foi exibido no Festival de Cannes, na França, graças a um convite especial do festival, uma vez que o Itamaraty preferiu enviar para o evento a fita de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.
É o único filme brasileiro indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. Foi listado por Jeanne O Santos, do Cinema em Cena, como "clássicos nacionais". Também foi Incluído no livro 1001 Filmes para Ver antes de Morrer, de Steven Jay Schneider. No livro Cien años sin soledad. Las mejores películas latinoamericanas de todos los tiempos, escrito por Carlos Galiano e Rufo Caballero, Vidas Secas foi classificado entre os oito melhores filmes latino-americanos de todos os tempos.

Elenco:
Átila Iório como Fabiano
Maria Ribeiro como Sinhá Vitória
Jofre Soares como fazendeiro
Genivaldo Lima
Gilvan Lima
Orlando Macedo como soldado amarelo
Cadela sem Raça definida como Baleia
Pedro Santos
Maria Rosa
José Leite
Antônio Soares
Clóvis Ramos
Gilvan Leite
Inácio Costa
Oscar Souza
Vanutério Maia
Arnaldo Chagas
Gileno Sampaio
Manoel Ordônio
Moacir Costa
Walter Mointeiro

Para as filmagens foram usados muitos atores amadores, inclusive locais.


Gênero: drama

Direção: 
Nelson Pereira dos Santos

Produção: 
Herbert Richers
Luiz Carlos Barreto
Danilo Trelles

Roteiro: 
Nelson Pereira dos Santos
Baseado em Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Lançamento: 22 de agosto de 1963

Nenhum comentário:

Postar um comentário