quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Cinema: 1961

Legalidade


Série dirigida por AMIR LABAKI, estreia na programação do Canal Brasil e no Globoplay



Com direção e roteiro de Amir Labaki, a série documental “1961” investiga a crise política detonada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e a tentativa de golpe de estado que tentou impedir a posse do vice-presidente João Goulart.


A série “1961” se baseia no livro que o próprio diretor escreveu sobre o tema e está dividia em três episódios. Ela conta com depoimentos de diversas pessoas que testemunharam os fatos e utiliza uma rica pesquisa de arquivos comandada por Eloá Chouzal.

A série “1961” é uma produção da Circunstância Cinematográfica em parceria com o Canal Brasil. Mônica Guimarães assina a produção executiva. A direção de fotografia é de Frico Guimarães e a montagem de André Finotti. A música original é de Marcos Azambuja.

Participam desta reportagem produzida para o programa Cinejornal do Canal Brasil:

Amir Labaki, diretor e roteirista da série "1961"

Obs.: Matéria exibida em 04/06/2025.




Direção, Produção e Roteiro: Amir Labaki 
Produção Executiva: Mônica Guimarães 
Pesquisa Audiovisual: Eloá Chouzal 
Direção de Fotografia: Frico Guimarães 
Montagem: André Finotti 
Assistente de Direção: André Manfrim 
Música Original: Marcos Azambuja 
Coordenadora Administrativa e Controller: Júlia Sousa 
Motion Design: Junae Andreazza


Onde assistir?
Globoplay, Canal Brasil 


Série com três capítulos:

1. A Renúncia e o Golpe
Série documental sobre a crise política detonada pela renúncia em 25 de agosto de 1961 do Presidente Jânio Quadros e a tentativa de golpe de Estado visando o impedimento da posse do Vice-Presidente João Goulart.

2. Legalidade
O episódio acompanha o surgimento da Campanha da Legalidade, movimento liderado pelo governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para garantir a posse de João Goulart como Presidente do Brasil.

3. Jango Com Parlamentarismo
O episódio final da série “1961” relembra o retorno de João Goulart ao país, a ascensão e a queda do regime parlamentarista e a influência americana para um Golpe Militar no Brasil.

1961

Nenhum comentário:

Postar um comentário