domingo, 21 de setembro de 2025

Cinema: Hemingway em Cuba

Ernest Hemingway


"Em 1959, um jovem repórter de Miami viaja até Havana para conhecer o renomado escritor Ernest Hemingway. Em meio a tempos de mudanças intensas, surge uma conexão inesperada entre os dois, revelando profundas lições sobre a escrita, a vida e a coragem de seguir seus próprios caminhos."






Hemingway em Cuba (Papa Hemingway in Cuba)

"O título do filme, Papa , era o apelido de Hemingway. Ele era chamado de "Papa" por seus colegas e admiradores, assim como por sua família."

DIREÇÃO: Bob Yari

ELENCO: 
Giovanni Ribisi, como Ed Myers
Joely Richardson, como Mary Welsh Hemingway
Adrian Sparks, como Ernest Hemingway
Minka Kelly, como Debbie Hunt
James Remar, como Santo Trafficante
Shaun Toub, como Evan Shipman
Jake Elliott, 
Rodrigo Obregón, como Lucas
Mariel Hemingway, como convidada feminina
Carlos Enrique Almirante, 
Alexis Díaz de Villegas, 
Joseph Bertót, 
Chad Roberts

PAÍS/ANO DE PRODUÇÃO: Canadá, Estados Unidos/2015
CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS


"Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de julho de 1899 — Ketchum, 2 de julho de 1961) foi um escritor norte-americano, amplamente reconhecido como um dos maiores escritores do século XX e um dos principais expoentes da geração perdida. Seus livros são inspirados nas suas experiência pela Europa e Cuba e na suas atividades como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial e correspondente de guerra durante a Guerra Civil Espanhola. Sua obra foi agraciada com diversos prêmios em vida, como o Prêmio Pulitzer em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954. Tomado por diversos problemas de saúde, cometeu suicídio com um rifle de caça em 1961, aos 61 anos."


Ernest Hemingway, o maior autor norte-americano do século XX




"Geração Perdida (em inglês: Lost Generation) é um termo atribuído tradicionalmente a Gertrude Stein. Popularizado por Ernest Hemingway que o usou como epígrafe em seu livro O Sol Também se Levanta e em suas memórias no livro Paris é uma festa. O termo é usado para designar a geração (1883-1900) que lutou durante a adolescência na Primeira Guerra Mundial e viveram a vida adulta durante os Roaring Twenties até a Grande Depressão. Isto aliado a denominação "Geração Perdida", no sentido de "sem direção". A percepção era de que após a Grande Guerra esta geração estava sem direção em mundo pós-guerra, isto levou aos "Loucos Anos 20", um tempo de grandes mudanças que culminaram na Grande Depressão. Isso significa que estava dentro da idade adulta num tempo de turbulência econômica. Individualismo e "quebrar as regras" eram algo comum para esta geração. Foi a geração de um grupo de celebridades literárias norte-americanas que viveram em Paris e em outras partes da Europa no período de tempo em que se viu o fim da Primeira Guerra Mundial e começo da Grande Depressão. Entre seus membros mais notórios, incluíram-se Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Ezra Pound, Sherwood Anderson, Waldo Peirce, John Dos Passos, e T. S. Eliot. Embora fosse irlandês, James Joyce faria parte deste movimento com seu romance Ulisses, considerado por muitos estudiosos um dos mais importantes desta geração. Esta geração também produziu artistas da primeira florescência da música tradicional norte-americana, o jazz."


O Velho e o Mar - Resenha





Audiolivro: O Velho e o Mar




Nenhum comentário:

Postar um comentário