sexta-feira, 19 de junho de 2020

Memórias Póstumas de Brás Cubas: O mistério

Machado de Assis





CAPÍTULO LXXXVI / O mistério





Serra abaixo, como eu a visse um pouco diferente, não sei se abatida ou outra coisa, perguntei-lhe o que tinha; calou-se, fez um gesto de enfado, de mal-estar, de fadiga; ateimei, ela disse-me que... Um fluido sutil percorreu todo o meu corpo: sensação forte, rápida, singular, que eu não chegarei jamais a fixar no papel. Travei-lhe das mãos, puxei-a levemente a mim, e beijei-a na testa, com uma delicadeza de zéfiro e uma gravidade de Abraão. Ela estremeceu, colheu-me a cabeça entre as palmas, fitou-me os olhos, depois afagou-me com um gesto maternal... Eis aí um mistério; deixemos ao leitor o tempo de decifrar este mistério.




________________________

Leia também:

Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXII / O travesseiro
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXIII / Fujamos!
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo: LXIV / A transação
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXV / Olheiros e Escutas
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXVI / As pernas
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXVII / A casinha
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXVIII / O vergalho
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXIX / Um grão de sandice
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXX / Dona Plácida
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXI / O senão do livro
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXII / O bibliômano
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXIII / O luncheon
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXIV / História de Dona Plácida
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXV / Comigo
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXVI / O estrume
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXVII / Entrevista
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXVIII / A presidência 
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXIX / Compromisso
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXX / De secretário
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXXI / A reconciliação
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXXII / Questão de botânica
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXXIII / 13
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXXIV / O conflito
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXXV / O cimo da montanha
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Capítulo LXXXVII / Geologia
Memórias Póstumas de Brás Cubas: Prólogo e AO LEITOR




Todo resumo tem spoiler... ou não?


Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) | Tatiana Feltrin





Nenhum comentário:

Postar um comentário