sábado, 18 de agosto de 2018

Cinema no sábado 13: Rainha de Katwe

Rainha de Katwe





a rosa que nasce no concreto










Phiona Mutesi é uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Mutesi foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas agora está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade.

Uma garotinha que mora com a família em uma favela de Uganda. Um dia, ela decide assistir a uma aula de xadrez e se interessa tanto pelo jogo que acaba virando uma grande enxadrista.

Data de lançamento: 25 de novembro de 2016 (Brasil)
Direção: Mira Nair


Música composta por: Alex Heffes

Indicações: Critics' Choice Award: Melhor Jovem Ator ou Atriz


Prêmios: 
African Movie Academy Award: 
Melhor Ator Jovem 
African Movie Academy Award: 
Melhor Figurino


Elenco:


Lupita Nyong'o



David Oyelowo
Robert Katende


Madina Nalwanga



Martin Kabanza
Mugabi Brian



Taryn Kyaze
Night


_________________________


Livro – Rainha de Katwe


Tim Crothers



Este livro nos traz a emocionante e impressionante história de Phiona. Apesar da incansável indicação da minha amada Sol para ler este livro, só senti real entusiasmo após ver o filme..

Ele relata a história desta jovem e de quão penosa é a vida nas favelas miseráveis da África, mais precisamente em Uganda. Mas aos 14 anos, uma jovem mostra que com dedicação, empenho, esforço e muita persistência, é possível mudar o futuro através do esporte. Ela que vive um lugar onde as mulheres são tratadas de forma repugnante, onde o desrespeito impera, e a pobreza escraviza, Phiona foge de todos os paradigmas impostos... mas esta batalha não foi fácil de ser conquistada.

Para aqueles que assistiram o filme, indico que leia o livro pois é ainda mais profunda e avassaladora a história que na tela já parece terrível. Tenho como crítica a tradução do livro realizada pela editora Harpercollins pois tem muitos erros de português (não sei se propositais...), o vocabulário muito limitado e repetitivo.. mas de qualquer forma a mensagem é passada.., como era a intenção do autor, levando à todos a história da Rainha do Xadrez, de sua família e de seu professor.

Por falar nisso, muito emocionante a história do professor Robert Katende, um herói em terra africana que entende que a mudança social e a quebra desse ciclo cavernoso e assombroso de pobreza e miséria se dá através da educação das crianças, elas são “o futuro da nação”.

Recomendo! Boa Leitura!







Ano: 2016 / Páginas: 232
Idioma: português
Editora: HarperCollins Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário