quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Histórias da Meia-Noite: Ponto de vista (XXIV)

Ponto de vista

Machado de Assis

Conto

PONTO DE VISTA

 

Capítulo XXIV
D. RAQUEL AO DR. ALBERTO

10 de abril


     Estou muito zangada por não teres vindo ontem; cedo começas a esquecer-me.
     Vem hoje ou eu fico zangada. Ao mesmo tempo quero que me tragas um retrato dos teus; é um segredo.
     Ontem perdeste muito; esteve aqui a G... e naturalmente sentiu a tua falta. Sentes isso, não? Pobre da Raquel! Adeus.

RAQUEL


continua na página 102...
__________________

Leia também:






Histórias da Meia-Noite: Ponto de vista (XXIV)
Histórias da Meia-Noite: Ponto de vista (XXV)
__________________

Advertência
Vão aqui reunidas algumas narrativas, escritas ao correr da pena, sem outra pretensão que não seja a de ocupar alguma sobra do precioso tempo do leitor. Não digo com isto que o gênero seja menos digno da atenção dele, nem que deixe de exigir predicados de observação e de estilo. O que digo é que estas páginas, reunidas por um editor benévolo, são as mais desambiciosas do mundo.
Aproveito a ocasião que se me oferece para agradecer à crítica e ao público a generosidade com que receberam o meu primeiro romance, há tempos dado à luz. Trabalhos de gênero diverso me impediram até agora de concluir outro, que aparecerá a seu tempo.
10 de novembro de 1873.
M.A.
Texto-fonte: 
Obra Completa, de Machado de Assis, vol. II, 
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994. 
Publicado originalmente por Editora Garnier, Rio de Janeiro, 1873 

Nenhum comentário:

Postar um comentário